Por Luiz Voltolini

Embora a Páscoa neste ano seja comemorada apenas no dia 21 de abril, algumas lojas na região da Rua 25 de Março já estão se preparando para esta data especial. Algumas já começaram a pensar em suas encomendas para o período no fim do ano passado, enquanto a maioria do comércio da região ainda estava oferecendo produtos escolares e se preparando para a época carnavalesca.

Duas grandes indústrias de embalagens são responsáveis pela maioria dos produtos de Páscoa oferecidos na região. Uma delas é a Cromus Embalagens, onde a Páscoa tem início em novembro, quando apresenta a linha de produtos em um evento exclusivo para os principais clientes de todo o país, informa a gerente de marketing da empresa, Simone Magnes. “Todos os lançamentos de embalagens e itens decorativos são apresentados de maneira coordenada para que eles antecipem seus pedidos nesta ocasião. Nossa estimativa para a Páscoa deste ano é crescer 20% em relação ao ano passado e o mercado vem mostrando que esse número é possível”.

Ela explica que a empresa tem uma base de clientes de Páscoa bem diversificada, que vai além das lojas da região da Rua 25 de Março, que trabalham intensamente as datas sazonais. “A Páscoa também é muito forte em lojas especializadas em doces e confeitos, boutiques de chocolate e entre as chocolateiras, que fazem produtos artesanais. Comercializamos nossos produtos na América Latina, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Líbano e Finlândia”.

Além do varejo que trabalha com embalagens, a Cromus tem clientes que buscam produtos para decoração de ambientes e presentes. “Atendemos o mercado artesanal com a nossa linha composta por coelhos decorativos, guirlandas, mesa posta, móveis e presentes com tema de Páscoa. Quando criamos a nossa linha, visamos atender todos esses públicos com produtos funcionais e diferenciados, estampas encantadoras e excelente qualidade”. Comenta, ainda, que, nesse segmento, uma das novidades é a Linha Profissionais, desenvolvida para Boutiques e Artesãos do Chocolate. “São soluções em embalagens para ovos, bombons, pães de mel, nas cores preta, kraft e branco, com papel resistente e acabamento ideal para personalização”, finaliza.

 

Lojas decoradas

A Albano Embalagens tem sua linha de produção na cidade de Jaguariúna/ SP, na região de Campinas. Além de vender seus produtos em loja própria na região da Rua 25 de Março, que está toda decorada com motivos de Páscoa, a empresa atende outras cinco lojas na região e mantém unidades próprias na Ceasa de São Paulo, na Ceasa de Campinas, em Holambra/SP e uma loja no Rio de Janeiro. Sérgio Figueiredo, diretor da empresa, diz que a Albano também atende clientes de outros estados brasileiros e de países do MERCOSUL.

Em relação à produção, ele comenta que, por enquanto, a expectativa é de que as vendas nesse ano sejam iguais às do ano passado. “Desde o início do ano, a Albano tem recebido pedidos de seus clientes. Vendemos nossos produtos de Páscoa também para fábricas de chocolates e decoradores de todo o país”, afirma.

Outra loja que está decorada com produtos para a Páscoa, na região da Rua 25 de Março, é a Rizzo Embalagens & Festas, revendedora dos produtos da Cromus. O gerente da loja, Wellington Oliveira, diz que as expectativas para a Páscoa deste ano são as melhores possíveis. “Esperamos um crescimento de 30% nas vendas”. Ele comenta que, no ano passado, deixou de atender alguns clientes por falta de produto, por isso, neste ano, aumentou o volume de encomendas.

A Rizzo atende todo o tipo de público que trabalha com decoração, mas, segundo Oliveira, a unidade tem como foco o revendedor, que espera o ano todo pela Páscoa para poder vender seus produtos. “Os clientes se organizam e se antecipam bastante para fazer seus pedidos, assim como a gente. Nossa compra para a Páscoa foi feita em dezembro do ano passado”, lembra.

Ele comenta que até o mês passado, as demais lojas na região da Rua 25 de Março ainda estavam com produtos para o carnaval e que isso é assim todo ano. “Essa diferença é o nosso forte. Não trabalhamos com motivos carnavalescos, somos fortes em produtos para Páscoa. O próximo evento que iremos focar será a Festa Junina e, depois, nos preparamos para o Natal. Estas são as três épocas fortes aqui da loja”.

Eliel de Souza, subgerente da Rizzo, diz que entre os clientes têm muita gente de fora de São Paulo. “As pessoas que trabalham por encomenda têm que se antecipar, pois, se deixarem para última hora, podem não encontrar o que precisam para atender seus clientes”.

Na loja, é possível encontrar produtos para decoração, tanto para a casa como para salão de festas ou vitrines de lojas. “Oferecemos embalagens, folha poli, papel chumbo para ovo de chocolate, trufas e bombons, entre outros itens. A princípio, atendemos o lojista para montar uma vitrine em sua loja, mas atendemos também as confeitarias, o consumidor final e as chocolateiras, que fazem e vendem ovos de Páscoa artesanais”, diz Souza.

A gerente de vendas da parte de confeitaria, Alessandra Felix, diz que a loja vende as fôrmas para fazer os ovos de Páscoa, o chocolate, as embalagens para fazer ovos de colher, as colherzinhas e as fitas decorativas. “Temos todos os produtos e atendemos o consumidor final, o distribuidor e o revendedor. O pessoal do varejo, às vezes, tem dúvidas, mas compra um pouco de tudo”, afirma.

Ana Lima, responsável pelos cursos da Rizzo, informa que, nesta época do ano, a grade de cursos está voltada para a Páscoa. “Estamos com cursos de ovos decorados, recheados e temperais para temperar o ovo de chocolate. Temos cursos práticos e demonstrativos”.

Nos cursos práticos, o professor traz o material e o aluno vai, literalmente, pôr a mão na massa. No demonstrativo, os alunos apenas olham o professor produzir, é uma aula show. “Por isso o valor varia muito. Os demonstrativos custam, no máximo, R$ 300,00, dependendo do tema abordado. Os cursos práticos são os mais caros e alguns chegam a R$ 2 mil”.

 

Hora de aumentar a renda familiar

Quem também já está vendendo produtos com o tema é a Brazilian Plast, que fica na Rua Barão de Duprat, 112. “Começamos a vender produtos de Páscoa com antecedência para que as pessoas possam confeccionar seus ovos de chocolate e ter tempo de vender também”, afirma o proprietário da loja, Jorge Flavio de Morais Junior.

Ele diz que sua clientela é formada pelo consumidor final. “São as pessoas que chamamos carinhosamente de ‘Tiazinhas’, que confeccionam ovos artesanais. Aqui elas encontram tudo o que precisam em termos de embalagem”. Ele diz que suas clientes começam a comprar com dois a três meses de antecedência. “Nosso movimento é maior a partir do fim de fevereiro. Minha expectativa é que as vendas de Páscoa sejam melhores do que no ano passado, que foi muito ruim. Acredito que neste ano será melhor”.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.