O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores, é uma data quando se comemora as lutas históricas e conquistas feitas pelo movimento trabalhista.
“Esse é um dia muito importante, quando celebramos a importância fundamental dos trabalhadores, em especial os do Circuito das Compras”, afirma Ademir Moraes, presidente da APECC.
Na maioria dos países a data é comemorada em 1º de maio. O estabelecimento de um Dia do Trabalhador remonta ao final do século 19, quando os movimentos trabalhistas atuavam fortemente na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Eles exigiam proteções legais para os trabalhadores.
Desde a Revolução Industrial, a maioria trabalhava 12 horas por dia, seis ou sete dias por semana. Seus salários eram baixos e as condições de segurança, inexistentes. Era comum ver crianças trabalhando em minas, fábricas e indústrias em condições degradantes.
Por isso, os trabalhadores fizeram protestos em maio de 1886, em Chicago, entre o dia 1º e 4 de maio. As manifestações reivindicavam uma jornada diária de trabalho de oito horas.
Em 4 de maio de 1886, foi jogada uma bomba em meio aos protestos aconteceram na Praça Haymarket, em Chicago. A explosão causou a morte de policiais e manifestantes. A reação da polícia foi abrir fogo contra a manifestação.
Os protestos acabaram em tumulto e os líderes do movimento trabalhista de Chicago foram presos. Posteriormente, quatro deles foram condenados à morte.
Por isso, o Primeiro de Maio passou lembrar o “Massacre de Haymarket”, embora o Dia do Trabalhador não era oficialmente feriado no país.
No dia 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de 8h, proclamando o dia 1° de maio como feriado nacional. Desde então, esse feriado passou a ser comemorado com grandes desfiles e manifestações por melhores condições de trabalho.
No Brasil, o feriado do Dia do Trabalhador foi oficializado em 1924, após protestos populares e movimentos iniciados pelos imigrantes presentes no país. Em 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país no dia 1 de maio, e em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho.