A pandemia ficou definitivamente para trás e as visitas às lojas físicas em 2023 até agora tiveram um aumento real em comparação aos últimos anos. Por isso, o setor espera que o início de 2024 seja ainda melhor, conforme aponta o Valor Econômico.

As cerca de 5,5 milhões de empresas de comércio do Brasil celebram o aumento de clientes. A Sociedade Brasileira de Consumo (SBVC) divulgou o mapeamento de fluxo de visitas em shopping centers e lojas físicas no país. Os índices mostram que as visitas nas lojas físicas cresceram 3% em junho em comparação ao mesmo mês de 2022. Ao mesmo tempo, os lojistas de rua tiveram um aumento de 11%, enquanto os de shopping center cresceram 2%. 

Jorge Gonçalves Filho, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), reforça que 2024 tem tudo para ser melhor que 2023. “É necessário gerar confiança na economia para garantir o crescimento”, por isso não é possível prever um crescimento homogêneo em todos os setores. 

No Brasil, as vendas online já representaram 10% do faturamento total do varejo, que fica na casa de R$ 1,7 trilhão por ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Entre as 300 maiores empresas do varejo brasileiro da SBVC, 74% realizam vendas online, um número que pula para 91% nos segmentos não-alimentares. A diversificação tem sido uma estratégia essencial para o sucesso do setor. 

Conforme explica André Chuí, chefe de estratégia da consultoria GAD, os lojistas  devem oferecer um atendimento que gere fidelização. “Precisam redefinir suas abordagens e produzirem experiências impactantes”, avalia.

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