De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, pelo menos 78% dos consumidores brasileiros devem realizar pelo menos a compra de um presente.
Em todo País as vendas devem ser mais expressivas do que em 2023. As principais presenteadas serão as mamães (75%), esposas (18%), sogras (16%) e as avós (12%).
Segundo a pesquisa, mais de 120 milhões de pessoas devem ir às compras, o que deve injetar cerca de R$ 40 bilhões de reais na economia nacional no segmento de comércio e serviços. O maior mercado é São Paulo, que deve comercializar R$ 3,9 bilhões.
“Nossa expectativa é que as vendas aumentem 5% neste Dia das Mães. As lojas do Circuito das Compras estão preparadas e com certeza o consumidor vai encontrar tudo que precisa“, afirma Ademir Moraes, presidente da APECC.
Conforme a pesquisa, 18% dos consumidores devem gastar até R$ 100. Já cerca de 23% deve comprar presentes entre R$ 101 a R$ 200. Em média, os consumidores pretendem comprar dois presentes, com um ticket médio de compras é de R$ 314, considerando todas as despesas.
O levantamento indica que os campeões de vendas que devem ser roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%).