Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do ano para o comércio. Atrás somente para Natal e Dia das Mães, o dia reservado para as crianças movimenta a economia. Segundo o Monitor Mercantil, a expectativa é de  aumento de 5% nas vendas este ano.

Os presentes mais procurados devem ser brinquedos (40%), roupas (23%), calçados incluindo tênis (10%), mochilas e acessórios (8%), jogos eletrônicos (7%), artigos esportivos (6%), tablets e celulares (4%) e livros (2%).

Ainda de acordo com o Monitor Mercantil, pais (74,5%), avós (18,2%), tios e padrinhos (7,3%) são os que mais presenteiam e a maioria das crianças (64,5%) é quem escolhe o próprio presente. Como sempre, além dos presentes, os consumidores também busacarão também por “lembrancinhas”, de menor custo. Isso beneficia lojas que vendem outros tipos de produtos.

O lojista que deseja aumentar o seu faturamento deve começar logo a se planejar para vender mais. A seguir, algumas dicas para preparar a loja para o aumento da procura por esses presentes nas próximas semanas. 

Vitrine ou mostruário com temática específica 

As lojas que possuem vitrines normalmente começam a mudar a decoração bem antes da data. Porém, esse trabalho necessita de um planejamento. Quando mais criativa e inovadora for a vitrine, maior a chance de atrair os potenciais clientes. Vale lembrar que, em muitos casos, a decisão de compra é da própria criança. 

Lojas de tamanho menor, que não possuem vitrine podem usar o mostruário para chamar atenção. Luzes piscantes, brinquedos em movimento certamente atrairão as crianças. Exibição de preços promocionais em cartazes é uma boa opção para atrair aquele “segundo olhar” dos pais os responsáveis.

Atendimento diferenciado 

Um bom atendimento sempre é um diferencial. Logo, a equipe de vendas deve lembrar que existem maneiras que reter a atenção do cliente e fechar a venda com sucesso. 

Sendo assim, certifique-se que os vendedores conheçam bem os produtos oferecidos e suas funcionalidades. Também é um diferencial saber sondar quem entra na loja, perguntar não só o que a pessoa procura, mas também quais as ‘alternativas’ caso o estoque da loja não contemple aquela necessidade específica.

Outro elemento importante é saber conversar com todo tipo de clientes, principalmente com crianças, que nem sempre compreendem todo o processo e podem ser ‘conquistadas’ oferecendo-lhes um balão, um pirulito ou alguma outra coisa que a faça ficar mais tempo na loja enquanto o adulto toma as decisões. 

Produtos com preços atrativos

Geralmente o consumidor sai de casa com uma boa noção de quanto pretende gastar.

Mesmo que sua loja não seja especializada em produtos infantis, é possível aumentar as vendas com ama campanha promocional que tenha foco. A melhor opção é selecionar aqueles produtos que deseja vender mais, valorizar os lançamentos ou ainda reduzir os preços de produtos com grandes quantidades no estoque.  

Outras boas opções são os cupons e cashback (desconto numa compra posterior). Essas práticas se popularizaram no Brasil em compras pela internet. Porém, é possível oferecer a mesma vantagem em lojas físicas. 

Por exemplo, ofereça os cupons em uma ação interativa. Encha balões e coloque pedaços de papel dentro deles. A criança pode estourar um balão e o valor no papel dentro do balão é o desconto (pode ser um percentual ou um valor fixo.  

O cashback, ou dinheiro de volta, pode ser usado ao oferecer um ‘vale’ no valor de, por exemplo, 10% numa compra futura, dentro de um prazo de 30 dias. Essa ação pode fazer o  cliente retornar nas próximas semanas e efetuar novas compras para usar aquele valor que ganhou como ‘crédito’.

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