As vendas do comércio varejista no país mantém a tendência de alta este ano, após aumento de 1,7% em 2023. No agregado anual, as vendas operam 0,8% acima do pré-pandemia.

Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que publica a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, observou que os resultados de 2023 mantiveram a tendência de 6 anos consecutivos de crescimento. Entre as 11 atividades pesquisadas no âmbito do varejo ampliado, sete fecharam o ano em elevação. Veículos e motos, partes e peças subiram 8,1%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, 4,7%; combustíveis e lubrificantes, 3,9%; hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 3,7%; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, 2%; móveis e eletrodomésticos, 1%, e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, 1%.

Pesquisa

De acordo com o IBGE, os indicadores produzidos pela Pesquisa Mensal do Comércio “permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista”.  A próxima divulgação da PMC será em 14 de março.

O índice começou a ser elaborado em 1995, com a intenção de apresentar “resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista ampliado para o Brasil e Unidades da Federação”.

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