Com a expectativa de movimentar R$ 69,75 bilhões em vendas, o Natal de 2024 deve apresentar aumento real de 1,3% (já descontada a inflação) no faturamento do varejo. Essa é a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na análise nacional por estados, São Paulo ocupa o primeiro lugar, com R$ 20,96 bilhões).
A projeção é que o mês de dezembro registra, em média, 25% de aumento das vendas do setor varejista, percentual este que chega a 80% no segmento de roupas e acessórios, impulsionado pelas trocas de presentes típicas desta época do ano.
“O Natal é a principal data comemorativa do comércio. O Circuito das Compras está preparado para oferecer tudo que os clientes precisam para ter um excelente festa e presentear todos os familiares e amigos. Prevemos um aumento de pelo menos 5% das vendas”, destaca Ademir Moraes, presidente da APECC.
Presentes em alta
De acordo com o estudo “Vem chegando o Natal”, elaborado pela Globo, 82,6% dos brasileiros pretendem comemorar o próximo 25 de dezembro e 72% planejam comprar presentes para a data.
A intenção de compra para o Natal 2024 aponta como produtos mais procurados.
- Roupas e calçados: 53%
- Brinquedos: 28%
- Chocolates e doces: 21%
- Acessórios: 21%
- Produtos para a casa: 11%
- Jogos eletrônicos: 10%
- Livros: 9%
- Utensílios domésticos: 9%
- Eletrodomésticos: 9%
Na média geral, o planejamento fica distribuído da seguinte forma:
- Até R$ 100: 16%
- R$ 101 a R$ 200: 18%
- R$ 201 a R$ 300: 17%
- R$ 301 a R$ 400: 12%
- R$ 401 a R$ 500: 11%
- R$ 501 a R$ 1.000: 14%
- Acima de R$ 1.000: 11%
Outro aspecto revelado pelo levantamento é que a publicidade desempenha um papel importante na decisão de compra. Entre os entrevistados, 19% dos consumidores levam em consideração anúncios em sites e redes sociais, enquanto 17% tomam nota dos comerciais de televisão.