O varejo brasileiro está otimista com a chegada do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil mostra que a tendência e de aumento nas tanto em ambiente digital quanto físico. 71% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar presentes e também celebrar em algum ponto físico, como restaurantes e bares.
Ao mesmo tempo, a Ebit|Nielsen, especializada em comércio eletrônico, mostra que as vendas nas duas semanas que antecedem a data busca aumentarão cerca de 30% nas lojas com presença online. A projeção de lucro para a data gira em torno de R$ 2,5 bilhões no país, com o maior mercado sendo o Estado de São Paulo.
Ademir Moraes, presidente da APECC destaca que as lojas do Circuito das Compras estão sempre com novidades nas datas especiais. “O comércio popular está atento às necessidades dos consumidores e preparou este ano, um mix imbatível de produtos que vão atender a todos. São milhares de lojas com tudo que o cliente pode precisar, de roupas a eletrônicos, passando por perfumes, bolsas e maquiagem, que sempre estão entre os presentes mais buscados”, afirma a Associação em nota.
Produtos mais vendidos
Entre os produtos mais buscados estão roupas. A pesquisa E-commerce Trends, realizada por Ecommerce Brasil e Opinion Box, 58% dos entrevistados vão comprar alguma peça para compor o guarda-roupa este ano.
Em segundo lugar estão calçados. Outro presente muito procurado são os eletrodomésticos. O destaque é para a Air Fryer, que liderou as vendas na data no ano passado.
Um diferencial para quem deseja alavancar as vendas do Dia dos Namorados esse ano é o frete facilitado. Em pesquisa divulgada no E-commerce Brasil, 71% desistem da compra online pelo valor do frete. Além do preço, a pronta entrega ou delivery dentro de São Paulo pode ser um grande diferencial.