A Páscoa é a sexta data comemorativa mais relevante do calendário do varejo. A expectativa é de aumento no consumo em 2023. O comércio brasileiro deverá vender R$ 2,49 bilhões, um aumento é de 2,8% em comparação com o mesmo período de 2022.
O maior volume de vendas do país será em São Paulo (R$ 977 milhões). Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Além dos onipresentes chocolates, os consumidores também procuram presentes para eventos tradicionais, como ‘amigo secreto’.
Ademir Moraes, presidente da APECC, diz que o Circuito das Compras “está preparado para oferecer a todos os seus clientes, além de muitas opções de ovos e chocolate, itens de decoração e diversos tipos de presentes ‘alternativos’. As lojas dos nossos associados oferecem produtos de qualidade e preço justo, sempre com atendimento personalizado”.
Preferência é por compra em lojas físicas
Um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que 111 milhões de brasileiros farão compras para a Páscoa.
Destes, 68% dos consumidores pretendem comprar outros presentes além de chocolates. Em média, a expectativa é de que cada consumidor compre em torno de cinco produtos. Os principais presenteados serão os filhos (57%), a mãe (39%), o cônjuge (37%) e sobrinhos (32%). O valor do tíquete médio para isso será de R$ 231.
A pesquisa mostra ainda que 32% dos entrevistados mostraram intenção de comprar mais produtos (32%) que em 2022.
Outra boa notícia para o varejista é que a maioria (73%) dos compradores pretende fazer as compras de Páscoa nas lojas físicas, seja de rua (49%) ou de shopping (46%). Os fatores mais relevantes que influenciam na escolha dos locais de compra são: o preço (42%), a qualidade dos produtos (42%) e as promoções e os descontos (32%).