A escassez hídrica é um tema que, na última década, foi incorporado definitivamente ao universo de preocupações dos donos de pequenos negócios no Brasil. A elaboração de um bom plano de gestão e a implementação de instrumentos que permitam o uso mais racional desse recurso tornaram-se ações importantes não apenas nos segmentos cuja atividade requer o uso mais intensivo de água (como hotéis, pousadas, lavanderias, lava-jatos ou restaurantes), mas em qualquer área de atuação.

O Sebrae relembra que ter a sustentabilidade ambiental como característica de um negócio tornou-se exigência comum dos consumidores e fator de diferenciação entre a concorrência no mercado.

Confira abaixo algumas dicas do Sebrae para reduzir o consumo de água no pequeno negócio.

Conscientize sua equipe

Se você quiser economizar água, terá que contar com a ajuda de seus colaboradores. De nada adianta investir em infraestrutura se as pessoas não estiverem dispostas ou preparadas para utilizá-la corretamente. Por isso, é importante conscientizar funcionários e trabalhadores terceirizados, alertando que sua empresa é ambientalmente responsável e que atitudes coerentes são valorizadas.

Entenda sua conta de água

A conta de água contém informações preciosas sobre sua empresa e o consumo em seus respectivos hidrômetros. Assim, aprender a ler a conta pode ajudar a enxergar as fontes de desperdício e a evolução histórica do consumo de água, que ajudará a avaliar como sua empresa está lidando com a crise hídrica.

Substitua torneiras comuns por temporizadas

Enquanto as torneiras tradicionais dependem da ação humana para serem fechadas, as temporizadas conseguem cortar a vazão com suas molas, reguladas de acordo com o tempo desejado de abertura. Em um salão de beleza, que utiliza muita água em seu processo, essa ação pode representar uma ótima economia.

Utilize descargas ecológicas

Elas têm um acionamento menor, que realiza a higiene simples, e um acionamento maior, que faz a higienização completa do vaso. O usuário pode escolher a melhor opção para sua utilização. Em média, a economia de água gira em torno de 25% com as descargas ecológicas.

Conte para todos o que a empresa tem feito. Faça Propaganda!

O empreendedor pode e deve comunicar suas ações de boa gestão da água e sustentabilidade. É importante se posicionar favoravelmente a essas bandeiras no mercado atual, que valoriza empresas e empreendedores engajados. Mas lembre-se: de nada adiantam as ações de propaganda e marketing sem que iniciativas concretas sejam desenvolvidas dentro de sua empresa. Comunique a todos esse esforço e os resultados.

Faça captação pluvial e utilize água de reuso

Se sua empresa tem espaço a ser aproveitado, uma fonte de redução de consumo é aproveitar a água da chuva, por meio dos sistemas de captação pluvial, como cisternas, por exemplo. Essa água pode ser utilizada para limpeza predial, jardinagem e até para lavar roupas, ou seja, uma forma de reduzir a conta e deixar a água potável para fins mais sofisticados, como o consumo humano.

Selos Ecológicos

Se você quer comprovar e legitimar seus avanços na redução de consumo de água, procure um selo ecológico. Eles são concedidos mediante critérios específicos e têm aprovação, reconhecimento e prestígio mundial. Você pode certificar sua empresa inteira ou algum produto, conforme as regras do selo. Por isso, veja quais são os selos ecológicos de seu setor e corra atrás para conquistá-los.

O Sebrae pode ajudar com serviços tecnológicos

Pesquisa, inovação e tecnologia têm contribuído a favor dos desafios de melhor utilização de água e energia. Lembre-se que quando há desperdício de água a energia também é desperdiçada, pois a água precisa de bombeamento na maioria das operações. O Sebrae tem fichas técnicas no programa Sebraetec pra atender a esses desafios.

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