O Theatro Municipal de São Paulo é um dos principais palcos do Brasil e sempre oferece uma programação multicultural, que abrange drama, música e dança. O prédio abriga seis corpos artísticos permanentes: o Balé da Cidade de São Paulo, o Coral Paulistano, o Coro Lírico Municipal de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Para além do valor histórico do conjunto arquitetônico, o Complexo do Theatro Municipal de São Paulo é cercado de locais icônicos da maior cidade das Américas, como o Viaduto do Chá, o Obelisco do Piques, o Largo do Paissandu e a Praça da República.

História

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, no centro da nascente metrópole, a arquitetura do Theatro Municipal de São Paulo mescla elementos clássicos, barrocos e renascentistas. Seu projeto foi inspirado pelos grandes teatros europeus.

O projeto original, assinado por Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Domiziano Rossi e Cláudio Rossi, foi inspirado na imponente Ópera Garnier, de Paris. Além disso, o salão nobre teve inspiração na sala de espelhos do palácio de Versailles, na França.

Andar pelas instalações do teatro é como fazer uma viagem no tempo. O prédio foi tombado pelo estado de São Paulo em 1981 e em 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2012.

A programação é eclética, atendendo desde as sinfonias clássicas até apresentações de artistas de sucesso no momento. Dentro das muitas atrações, há programas gratuitos. Existem várias opções educacionais e artísticas para crianças. Por isso é sempre bom ficar ligado na programação pelo site oficial. https://theatromunicipal.org.br/

Quem deseja conhecer melhor a história do local e da própria São Paulo, pode fazer uma visita guiada que percorre os subterrâneos do Theatro Municipal de São Paulo.

Outras atrações:

Praça das Artes

A Praça das Artes, no entorno do Theatro Municipal de São Paulo, é um espaço cultural de 29 mil m². Ali é possível assistir apresentações de música, dança, teatro, exposições e manifestações contemporâneas das expressões artísticas.

O local teve como premissa abraçar o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e, ao mesmo tempo, oferecer uma praça aberta ao público que circula na área. Ali fica a sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sala do Conservatório

Construída em 1896, abrigou uma loja de pianos e funcionou como o luxuoso Hotel Panorama. Em 1909 passou a sediar o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, que chegou a ter mais de 1400 alunos e foi ponto de encontro dos intelectuais que influenciaram as artes no Brasil.

Após décadas de abandono, o prédio foi totalmente restaurado e integrado à Praça das Artes, dando origem à novíssima Sala do Conservatório e à Sala de Exposições.

A Sala do Conservatório é sede oficial do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e também recebe diversas apresentações de música de câmara, contemporânea, pequenas orquestras e corais.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – São Paulo, SP
Telefone (11) 3367 7200
Horários:
Segunda a sexta, das 10:00 às 19:00
Sábado, domingo e feriado, das 10:00 às 17:00
Telefone da bilheteria: (11) 3367 7257

Como chegar na Praça das Artes
A Praça das Artes fica na Avenida São João, 281, Centro, entre as estações de metrô Anhangabaú e São Bento – com acesso também pela rua Conselheiro Crispiniano, 378 (atrás do Theatro Municipal).

Estacionamento
MultiPark Praça das Artes/ Theatro Municipal
Rua Conselheiro Crispiniano, 378 – Sé
De segunda a sábado das 06:30 às 23:30
Aos domingos e feriados das 08:00 às 20:00

Compartilhar.

Comentários estão fechados.