Foto de capa: Wikicommons

 

O Theatro Municipal é um dos cartões-postais mais requintados do Circuito das Compras de São Paulo. Após quase três anos de renovação completa, o palco foi restaurado, centenas de pinturas antigas e mais de 14 mil vitrais fizeram este lugar parecer mais com o século passado. Porém: mais moderno.
Sua construção começou em 1903, e o Theatro Municipal foi aberto ao público oito anos depois, em 12 de setembro de 1911. Projetado por Cláudio Rossi, desenhado por Domiziano Rossi, a primeira apresentação foi a ópera de Hamlet, Ambroise Thomas, atraindo cerca de 20 mil pessoas, lotando a Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. Como resultado, a cidade passou a se integrar ao cenário do espetáculo internacional.

O local foi projetado com base nos melhores teatros do mundo para servir a ópera. Essa foi a primeira forma de arte e lazer típica da burguesia da época, devido ao grande número de italianos residentes em São Paulo.
Com influência da Ópera de Paris, a construção foi considerada muito arrojada para época. Sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII. E em seu interior, muitas obras de arte: bustos, bronzes, medalhões, paredes decoradas, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores garantem um banquete para os olhos do espectador mais atento.
Atualmente, o Theatro coordena escolas de música e dança e busca desenvolver cada vez mais o trabalho de seus corpos estáveis: a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e o Coral Paulistano.

Para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado pela prefeitura, seguindo as diretrizes de segurança. Quem acessa as redes sociais do Theatro pode conferir apresentações de performances de câmara, a íntegra de espetáculos apresentados no palco do Municipal e ainda aproveitar os cursos livres, as gravações solo em versões reduzidas para piano e acompanhar as lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro no Instagram, Facebook ou YouTube.
No canal de vídeos, em especial, o espectador pode assistir às óperas Rigoletto, O Barbeiro de Sevilha, O Cavaleiro da Rosa e A Viúva Alegre, ver ou rever os espetáculos do Balé da Cidade e curtir dezenas de concertos sinfônicos como a série Beethoven Total, com a Orquestra Sinfônica Municipal interpretando as nove sinfonias do compositor alemão.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.