Começa hoje a Semana do Cliente, um dos períodos mais aguardados do ano pelos consumidores que planejam adquirir produtos a preços mais atrativos. Segundo levantamento da Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 57% dos entrevistados disseram que comprariam itens de necessidade com melhor preço. Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu 2 mil pessoas, 45% comprariam itens de desejo na promoção, 25% aproveitariam promoções para comprar o que não planejam e 19% antecipariam presentes para datas comemorativas. Em 2019, Dia do Cliente — comemorado em 15 de setembro — e a Semana do Brasil renderam R$ 2,2 bilhões para o e-commerce.

O levantamento também apontou fatores que fariam o consumidor desistir da compra: 57% não comprariam mesmo diante de uma excelente oferta caso o frete seja ruim, 40% por não confiar na loja, 39% por prazos de entrega ruins e 36% por falta de opção de produtos. O WhatsApp da loja entra como um dos principais canais de venda escolhidos pelos consumidores.

Para os lojistas que ainda não pensaram em uma estratégia para atrair e reter os consumidores nesta época, ainda dá tempo! Com dicas simples é possível aumentar a exposição dos produtos nas redes sociais, seja com descontos no valor dos produtos ou frete, recompensas pela fidelidade, brindes exclusivos ou outros recursos. Com o atual momento causado pela crise sanitária, a centralidade do cliente e um atendimento confiável se reforçam como a alma do negócio.

  • Promova descontos atraentes: promoções são sempre uma boa estratégia para atrair e fidelizar clientes. Certifique-se de que os descontos são de fato atrativos, seja no produto ou no frete, comuns ou progressivos. Dessa forma, a pessoa interessada não se sentirá enganada.
  • Use todos os seus canais de comunicação: para ser eficiente, a estratégia de comunicação deve constar de todos os seus canais: envie SMS e mensagem de WhatsApp, use o Instagram e o Facebook para divulgar os descontos ou apenas para homenagear o cliente.
  • Agradeça a fidelidade: como forma de valorizar a experiência, não se esqueça de criar formas para agradecer seus clientes fiéis. Isso pode ser feito de uma forma muito simples, enviando um e-mail ou uma mensagem para os consumidores que constam de sua base de dados com contatos. Se possível, recompense a fidelidade dele oferecendo descontos ainda mais especiais.
  • Bom atendimento é essencial: o capricho no atendimento interpessoal deve ser ainda mais especial nesta semana, independentemente de ser presencial ou digital. Para lojas físicas que estão abertas, uma decoração diferente, brindes ou até mesmo uma forma de empacotar diferente, com bilhetes de agradecimento, já tornam única a experiência do cliente.

 

Assista os webinares promovidos pela APECC!

A APECC realizou algumas palestras online com objetivo de qualificar e fortalecer o empreendedor do Circuito das Compras. A consultora e professora de comunicação e marketing digital Liliane Ferrari mostrou como transformar as redes sociais em um canal de vendas online. Confira:

 

Como inovar no processo de venda? Em parceria com o SEBRAE, a APECC promoveu um webinar com Juliana Berbert, especialista em Marketing e Empreendedorismo e consultora de negócios no Sebrae-SP. Asssita:

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