O governador Tarcísio de Freitas divulgou, no fim de março, que o governo do estado de São Paulo planeja mudar sua sede administrativa do bairro do Morumbi, para o centro da capital paulista.

O novo destino é a região de Campos Elíseos. O investimento é estimado em R$ 4 bilhões. Segundo o governo, o principal objetivo do projeto é revitalizar o centro. A gestão estadual estima que 22 mil funcionários passarão a circular na região. Consequentemente, haverá um aumento no fluxo de pessoas e a sensação de segurança.

O plano, que deve ser implementado a partir de 2025, inclui a construção de 12 torres para receber o gabinete do governador e as 28 secretarias do estado, bem como 36 autarquias estaduais. A construção tomará 450 mil m² em quatro quadras ao longo da avenida Rio Branco, uma das maiores do centro de São Paulo.

Esse “centro administrativo” deve ter a forma de uma esplanada, intermediado por uma nova área pública entre o atual parque Princesa Isabel e o terminal de ônibus de mesmo nome. A proposta inclui tornar parte das ruas do entorno exclusivas para pedestres.

Com isso, o Terminal Princesa Isabel será realocado para um novo endereço, ainda não divulgado. Também deslocará o Museu das Favelas, instalado no Palácio Campos Elíseos.

O projeto deve será executado por meio de uma PPP (parceria público-privada), hoje em fase de formulação.

Concurso Nacional

O Governo de São Paulo lançou o Concurso Público Nacional de Arquitetura para selecionar o projeto que irá servir de base para a construção da nova sede administrativa.

O certame é promovido pela Companhia Paulista de Parcerias – CPP, estatal vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, entidade que tem como atribuição a organização de concursos de projetos de arquitetura e urbanismo.

A participação está aberta exclusivamente a Arquitetos e Urbanistas residentes e domiciliados no Brasil.

As inscrições vão até o dia 12 de junho. O período para os concorrentes entregarem as propostas contendo os estudos preliminares termina em 24 de junho. O julgamento das propostas recebidas vai até 19 de julho, e a data limite para homologação e divulgação do resultado definitivo do concurso é em 2 de agosto.

Todo o processo para inscrição e entrega das propostas do concurso será por meio eletrônico. As instruções e formulários estão disponíveis no site oficial do concurso (https://concursogovspnocentro.org.br).

Compartilhar.

Comentários estão fechados.