Como a maior metrópole da América Latina, São Paulo é referência em investimentos que visam tornar o espaço urbano mais funcional e inclusivo. Com uma população crescente, a cidade tem buscado alternativas para melhoria de áreas como mobilidade, infraestrutura, segurança e preservação ambiental.
Existem iniciativas governamentais como o “Todos Pelo Centro” e o “SP Urbanismo” que têm apresentado planos para fortalecer o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida dos moradores e a atratividade turística da cidade. A APECC apoia essas iniciativas e busca o constante diálogo com as autoridades para que sejam adotadas medidas visando a melhoria da qualidade de vida de quem mora, trabalha e visita o centro.
Programas de urbanismo sustentável em São Paulo estão ligados à criação de espaços urbanos que sejam não apenas funcionais, mas também sustentáveis do ponto de vista ambiental. A cidade investe na criação de parques e áreas verdes, o que é vital para aumentar a qualidade do ar. Também utiliza tecnologias sustentáveis na gestão de resíduos e melhorias na infraestrutura de transporte público, o que inclui aumento na área coberta pelo Metrô.
O Que é o “Todos Pelo Centro”?
O programa “Todos Pelo Centro” é um programa com objetivos de longo prazo, focados na revitalização da região central de São Paulo. Foi lançado em parceria com o governo estadual e a iniciativa privada, com o objetivo de atrair moradores e investimentos para a região.
Ele tem como “eixos de transformação” as áreas da segurança, social, atração de investimentos, habitação, requalificação urbana e mobilidade, meio ambiente e sustentabilidade”.
Entre as ações de destaque estão incentivos fiscais, como isenção e redução de impostos; expansão do perímetro de abrangência das áreas de incentivo, incluindo mais vias; regulamentação do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Setor Central. Em conjunto, essas ações projetam atrair 200 mil moradores para a região central.
Quem circula na região central já pode ver um aumento no contingente de segurança. Só na “Operação Delegada” foram incluídos mais de 1200 policiais nas ações preventivas. Além disso, há uma nova iluminação, com a instalação de milhares de lâmpadas de led e mais de duas mil câmeras de monitoramento.
Conforme a prefeitura, o foco do “Todos Pelo Centro” é transformar o centro de São Paulo. Para isso, o projeto envolve “reformas em prédios abandonados, criação de novos espaços públicos e incentivo a empreendimentos que tragam vida para a região. Entre as ações concretas, está o investimento em moradia popular e infraestrutura para acolher novos moradores de diferentes perfis socioeconômicos”.
A médio prazo, pretende atrair investimentos para a construção de moradias e hotéis, aproveitando imóveis históricos subutilizados. Isso inclui reformar e adaptar edifícios emblemáticos, que funcionam como residências e centros comerciais ao mesmo tempo. Esta mudança fomenta a economia local.
Além disso, as ruas e avenidas centrais, como a Avenida São João e a Rua XV de Novembro, passam por um processo de requalificação urbana. Há projetos em andamento e para o futuro de novos espaços para ciclovias, mobiliário urbano moderno e recuperação de praças e monumentos.
O que é “SP Urbanismo’?
O SP Urbanismo iniciou em 2009, com o objetivo de dar suporte e desenvolver ações voltadas ao planejamento e à promoção do desenvolvimento urbano de São Paulo.
Ela é formado por um corpo técnico qualificado e aborda competências como:
- Concepção, estruturação e acompanhamento da implementação de programas de intervenção urbana
- Proposição de normas e diretrizes para reordenamento da paisagem urbana
- Gestão das Operações Urbanas
- Desenvolvimento de projetos e execução de obras e intervenções com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb)
- Estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada e outras esferas de governo para a implantação de projetos urbanos
O órgão desenvolve os Projetos de Intervenção Urbana (PIUs), que buscam reorganizar, a longo prazo, o desenvolvimento de áreas subutilizadas e com potencial de transformação da cidade, além da Requalificação de Espaço Públicos (veja a lista completa aqui).
Seus projetos preveem uma série de incentivos para adensar do ponto de vista populacional e construtivo uma região, desenvolver novas atividades econômicas, criar empregos, produzir habitação para pessoas de baixa renda e equipamentos públicos.
Também faz estudos e lança publicações, como o Manual do Centro Histórico.