A retomada do turismo na capital de São Paulo aos índices pré-pandemia já é uma realidade desde o início de 2023. Os boletins do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), aponta números da consolidação da retomada do turismo paulista a partir de dados de indicadores das mais diversas fontes, entre elas ocupação hoteleira, criação de empregos, venda de passagens e abertura de novas empresas.
Isso se reflete no aumento do número de pessoas que realizam compras na cidade, movimentando a economia local. O Circuito das Compras, com sua ampla gama de opções de comércio, de lazer e de gastronomia, é uma das principais atrações da cidade para o turismo de compras.
O assessor econômico da FecomercioSP Guilherme Dietze destacou que a expectativa para o ano de 2023 é positiva e favorável nos setores corporativos e de lazer. “O setor de eventos e o corporativo irão trazer bastante movimento ao longo desse ano e também o de lazer. Eventos como o carnaval neste ano foram um diferencial, já que ano passado não tivemos. O [turismo] corporativo está indo bem, com movimento muito favorável na cadeia toda, ou seja, na área de alimentação, transporte rodoviário, transporte aéreo, hospedagem”.
Também foi identificado que São Paulo tem se tornado destino turístico o ano inteiro. “As pessoas estão viajando inclusive em janeiro, dezembro, nas férias de julho, períodos que eram mais fracos para o turismo de lazer na capital, mas agora mais turistas estão vindo para Paulo para aproveitar a gastronomia, a cultura, o lazer, a recreação, enfim, o que a cidade tem de potencial”, disse Dietze.
* Com informações de Fecomércio e Agência Brasil