A cidade de São Paulo é a maior metrópole da América do Sul e também a melhor cidade do Brasil para abrir um negócio e fazê-lo deslanchar. É o que apontou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), um dos mapeamentos de negócios mais tradicionais do país. Organizado pela Endeavor, rede de empreendedores dedicada ao fomento do tema, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o ranking se baseia em sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Sendo assim, São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Osasco (SP) foram as primeiras colocadas.

O ranking mostrou ainda que, embora a capital paulista seja o principal destino para abertura de negócios do país, as cidades fora do eixo SP-Rio e Belo Horizonte estão cada vez mais reunindo boas condições para os empreendedores.

A pandemia e o trabalho à distância colaboraram também com o movimento de saída de trabalhadores das grandes capitais, dizem os pesquisadores. Uma evidência disso é o recrutamento cada vez maior da área de tecnologia fora dos grandes centros.

No determinante regulatório, que diz respeito à burocracia para abrir empresas e à tributação dos municípios, as capitais Macapá (AP) e Vitória (ES) e São Gonçalo (RJ) ocupam as três primeiras posições. Em inovação, o destaque é para Florianópolis (SC), Caxias do Sul (RS) e Campinas (SP). Já em cultura empreendedora, as mais bem colocadas são Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Rio Branco (AC).

Abaixo, confira a lista das 10 primeiras colocadas do índice:
1ª São Paulo
2ª Florianópolis
3ª Osasco
4ª Vitória
5ª Brasília
6ª São José dos Campos
7ª São Bernardo do Campo
8ª Jundiaí
9ª Porto Alegre
10ª Rio de Janeiro

Para mais informações, acesse: https://endeavor.org.br/ambiente/ice-2020/

 

Compartilhar.

Comentários estão fechados.