Motos econômico do Brasil, São Paulo é a melhor cidade para fazer negócios no setor do comércio. É o que aponta o ranking da consultoria Urban Systems.

A capital paulista teve resultado positivo em todos os indicadores do levantamento, menos no crescimento populacional, que, conforme o Censo 2022, apresentou leve queda.

Destacam-se os resultados positivos em indicadores como crescimento das empresas comerciais varejistas, crescimento das empresas comerciais atacadistas, saldo de empregos no setor comercial varejista e o saldo de empregos no setor comercial atacadistas.

Outro aspecto positivo é a velocidade para abertura de uma nova empresa na cidade. O tempo médio é de 12 horas, conforme o Mapa das Empresas do governo federal.

Os dados do levantamento apontam ainda que oito segmentos do setor, como lojas de vestuário, tecidos e calçados, lojas de móveis e decoração, tiveram expansão em São Paulo no ano passado.

“São Paulo atrai grandes negócios pela quantidade de consumidores potenciais. Como uma renda per capita alta e uma grande quantidade de pessoas, São Paulo se torna imbatível no comércio e prestação de serviços”, avalia Fabio Pina, assessor econômico da FecomercioSP.

Ao avaliar os indicadores de serviço, os números mostram o bom momento do setor em São Paulo, que teve um crescimento de 5,9% no número de estabelecimentos e a quantidade de empregos com alta remuneração. Isso mostra um setor qualificado, e a velocidade de internet banda larga oferecida na cidade.

Os dados mostram ainda que o faturamento do setor na cidade aumentou 8,8% em 2023, em relação ao mesmo período no ano anterior. Os vetores para o crescimento de serviços são a queda da inflação, a melhora do mercado de trabalho e o reajuste do salário.

Turismo, hospedagem e eventos tiveram um crescimento de 83% e mostram a retomada forte para níveis pré-pandemia. As informações são da revista Exame.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.