São Paulo foi eleita a principal cidade para empreender no Brasil segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo da Endeavor produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A capital paulista ficou com nota 9,29 (de 10 possíveis) e manteve a posição que ocupava no último ranking do tipo, divulgado em 2020.

O levantamento do Enap, que analisou dados de 2021, é uma das principais avaliações do ambiente de negócios brasileiro. Foi analisado o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil, focando os aspectos relacionados ao empreendedorismo.

A critérios incluíram indicadores como: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.

A cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar, à frente nos três elementos mais determinantes: Infraestrutura, Acesso a Capital e Inovação. Na sequência, vieram Florianópolis (2º), Curitiba (3º), Vitória (4º) e Belo Horizonte (5º).

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

A capital paulista liderou na avaliação de Infraestrutura devido ao seu porte populacional, localização privilegiada e conectividade via rodovias.

No critério para Acesso a Capital, foi levado em conta a disponibilidade de recursos para investir no negócio, seja em sua fase inicial seja em momentos de crescimento. A dificuldade de acesso a capital é apontada como um dos principais desafios dos empreendedores brasileiros.

A maior cidade das Américas também liderou nos indicadores de Inovação, pois tem lidado bem com o atual contexto globalizado e interconectado mundial, adotando novas tecnologias que facilitam a vida da população. Merece destaque o Vai Tec – Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas, cujo objetivo é fortalecer o ecossistema do empreendedorismo de jovens na área de tecnologia.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.