Uma das principais dúvidas de quem atua como microempreendedor individual ou tem uma pequena empresa – como salões de beleza, lojas de roupas e calçados, serviços mecânicos e elétricos, artesãos, entre outros – é se realmente existem empréstimos disponíveis para atender ao seu negócio.
A boa notícia é que existem diversas linhas de crédito disponíveis para diferentes perfis e necessidades e podem representar uma saída muito viável para quem não dispõe de recursos para empreender e expandir os negócios. E o melhor: como o crédito é para MEI e pequenas empresas, costuma ser menos burocrático e oferece taxas de juros reduzidas.
Qualquer empresa que tenha CNPJ ativo e consiga atender as exigências das instituições financeiras, poderá solicitar o empréstimo.
A chave para o sucesso na obtenção de um empréstimo é a comprovação de que o dinheiro será utilizado em benefício da sua empresa. Isso demonstra responsabilidade e planejamento financeiro, o que é fundamental para que os bancos liberem o crédito.
Aqui estão algumas informações importantes que você precisa ter atenção para aumentar as suas chances de conseguir um empréstimo:
- Planejamento Financeiro: Antes de buscar um empréstimo, avalie suas necessidades financeiras e crie um plano detalhado de como utilizará os recursos para impulsionar seu negócio. Isso ajudará a convencer os credores de que o empréstimo é um investimento sólido.
- Documentação em Ordem: Certifique-se de que todos os documentos da sua empresa estejam em ordem, incluindo o CNPJ ativo, o contrato social para pequenas empresas e os relatórios financeiros atualizados.
- Pesquisa de Bancos: Após uma pesquisa é possível encontrar instituições financeiras que ofereçam empréstimos com boas condições. Clique aqui e compare taxas de juros, prazos e requisitos para escolher a melhor opção.
- Capacidade de Pagamento: Como em toda operação de crédito, você precisará comprovar a capacidade de pagamento do empréstimo. Prepare seu histórico financeiro e mostre que sua empresa tem um fluxo de caixa saudável.
Qual banco oferece empréstimo para MEI e pequenas empresas?
Diversos bancos oferecem empréstimos para os pequenos negócios, incluindo instituições bancárias públicas e privadas, cooperativas e agências de fomento. Você pode simular, comparar e ter acesso às principais instituições financeiras públicas como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Vale a pena comparar as taxas de juros e condições oferecidas por diferentes bancos para encontrar a melhor opção para o seu negócio. o SEBRAE criou uma ferramento onde você pode fazer sua simulação de empréstimo!
Em qual banco é mais fácil de conseguir empréstimo para MEI e pequenas empresas?
Depende da sua situação financeira e histórico de crédito. Você pode ir até o gerente do seu banco, esse mesmo que você já utiliza aí na sua cidade, ou procurar por bancos digitais, que, na maioria das vezes, têm processos mais simplificados e podem aprovar empréstimos com mais facilidade.
Como escolher o empréstimo ideal para o seu negócio?
O primeiro passo é saber exatamente para que você vai usar o empréstimo. Seja qual for a sua finalidade de crédito – antecipação de recebíveis, capital de giro, investimento, crédito rotativo e/ou financiamento -, com o apoio financeiro certo, sua empresa pode alcançar novos patamares de sucesso.
Se você entende que precisa de um empréstimo para alavancar seus negócios, clique aqui e faça a simulação da melhor opção para você.
As informações são do SEBRAE.