A Universidade de São Paulo guarda estreita relação com o Centro da capital. As instituições de ensino superior que deram origem à USP em 1934 ficavam nessa região, como a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Medicina Veterinária, o Instituto de Educação e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A construção do campus universitário no bairro do Butantã, anos depois, levou à transferência de algumas unidades para lá, permanecendo no Centro o chamado Quadrilátero da Saúde, a Faculdade de Direito, uma unidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e órgãos de extensão e cultura.
Para conhecer parte dessa história, o Centro de Preservação Cultural da USP vai realizar no dia 5 de outubro mais uma saída do projeto Roteiros do Patrimônio da USP, que acontece mensalmente desde 2023. O percurso é feito a pé, com o acompanhamento de monitores, audioguia e guia impresso, passando pela Faculdade de Direito, Casa de Dona Yayá, Centro Universitário Maria Antonia e Vila Penteado. Mais do que um passeio turístico, os roteiros convidam os participantes a entrarem em contato com espaços de particular importância para a Universidade e para a cidade de São Paulo, buscando valorizar as memórias, história material e as formas de ocupação de cada lugar. Atualmente são oferecidos três roteiros, com saídas programadas mensalmente pelo Campus Butantã, Centro de São Paulo e Campus São Carlos.
As inscrições são gratuitas, abertas para todas as pessoas interessadas. Para melhor aproveitamento, recomenda-se aos participantes usarem roupas e calçado confortáveis, boné ou chapéu e filtro solar, bem como trazer garrafa de água para manter a hidratação.

Serviço

Roteiros do Patrimônio da USP: Centro de São Paulo
Quando | Dia 5 de outubro de 2024, sábado, a partir das 10 horas
Quanto | Gratuito
Inscrições | via formulário eletrônico: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSccvF6J3W1XOl…/viewform
Compartilhar.

Comentários estão fechados.