O mês de junho fecha o primeiro semestre com uma das datas comemorativas que mais tem ganho relevância nos últimos anos. A celebração do amor com o Dia dos Namorados já tomou as vitrines do Circuito das Compras.

Para alavancar as vendas, muitas lojas prepararam campanhas de marketing para explorar mais oportunidades de venda e alcançar um público diversificado.

Comemorado em 12 de junho, a data atrai a atenção de brasileiros de diversas faixas etárias. Segundo uma pesquisa recente da plataforma Meta – responsável por Instagram, Facebook e WhatsApp – 61% dos entrevistados esperam dar presentes no Dia dos Namorados. Foram ouvidos 1000 pessoas com mais de 18 anos.

Além disso, 50% dos consumidores preferem comprar em lojas que já conhecem seus gostos e recomendam produtos com base em compras anteriores. Essa é uma tendência importante para os varejistas levarem em consideração.

Outro dado relevante é que 69% dizem que gostariam de receber ofertas personalizadas nas compras do Dia dos Namorados.

Uma tendência importante é o fortalecimento da jornada omnichannel o que significa combinar diferentes pontos de consumo e compra para o público. O levantamento aponta que 2 em cada 5 consumidores brasileiros fazem a trajetória de consumo online e offline, fazendo uma pesquisa dos produtos que vão comprar depois.

Para mobilizar o público e gerar desejo, uma das ferramentas mias úteis e fáceis para os varejistas é a presença online, com anúncios, postagens e vídeos que ajudam na tomada de decisão de quem vai comprar. O formato reels do Instagram combina elementos das melhores práticas para vídeos nas plataformas. Eles são verticais em tela cheia, geralmente com legendas. Esse mesmo modelo pode ser publicado em plataformas como TikTok, Kwai e até Facebook.

Presente em mais de 90% dos telefones celulares no Brasil, o mensageiro WhatsApp é um canal que atende diferentes propósitos, como vendas, atendimento ao cliente e fidelização do público. Ainda segundo a pesquisa, 59% dos consumidores brasileiros concordam que uma troca de mensagens com as lojas facilita o processo de compra.

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