As compras de Natal começaram a movimentar o comércio paulistano. As tradicionais decorações natalinas já surgem em diferentes lojas. Alguns consumidores preferem dar início às compras antecipadamente para fugir da lotação de dezembro e, para os comerciantes, a expectativa é que as vendas de fim de ano sejam melhores do que em 2020.

O diretor da Univinco (União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências), Jorge Dib, diz que a expectativa de vendas para este ano é realmente maior. “Em comparação com ano passado, dessa vez, a gente tem Natal de verdade”, aponta.

Como consequência da pandemia, Dib pontua que o comércio inovou e que a 25 de Março passou a atender os clientes em outros formatos. “Não só com a venda online em sites, mas o pessoal aprendeu que há outras formas de comercializar além do presencial, usando Whatsapp e algumas outras ferramentas de contato”, explica.

“Imaginamos que, neste ano, as pessoas vão se reunir um pouco mais para a celebração de Natal no fim do ano. Para isso, o pessoal costuma se preocupar com decoração e tende a ser melhor do que ano passado”, explica Guilherme Ambar, 41, gerente geral da Armarinho Ambar.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, os lojistas estão apostando na área corporativa para movimentar as compras de Natal. “Condomínios, empresas e escritórios estavam fechados [por causa da pandemia do novo coronavírus] e agora, voltando ao presencial, eles tendem a caprichar mais na decoração”, argumenta Ambar.

Ele também espera uma maior presença de turistas de outras cidades e estados, que movimentam o comércio local. “Há um pessoal que vem de fora de São Paulo fazer compras e que, no ano passado, acabou não vindo, porque as viagens estavam restritas”, explica.

Neste ano, a dificuldade de importação de produtos atrapalhou um pouco os lojistas. “Compramos produtos de importadoras e revendemos na loja. Mais do que nos anos anteriores, estamos tendo dificuldade em receber os artigos”, relata o gerente.

Há produtos que já têm venda garantida. Um deles são as luzes e pisca-piscas de LED, que contam com uma tecnologia cada vez melhor.  Também foi identidicado um grande interesse das pessoas por alguns itens específicos para a árvore de Natal como fitas decoradas e bolas temáticas da Disney. Entre os presentes, o que estão com grande procura são os brinquedos famosos nas redes sociais, principalmente os do TikTok: o polvo do humor, pelúcia de duas faces, e o pop-it, peça de silicone que imita plástico bolha.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.