• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

    1 jul 2025

    Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

    30 jun 2025

    Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

    25 jun 2025

    Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

    24 jun 2025

    Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

    23 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Promoções são as maiores responsáveis por movimentar o varejo, indica pesquisa

Diferentes levantamentos mostram que o consumidor brasileiro busca sempre por ofertas
Por APECC17 out 2023
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Um levantamento da consultoria GfK mostrou que, em 2022, 57% das pessoas gastaram menos em produtos de primeira necessidade por causa do aumento dos preços. Ao mesmo tempo, 35% optou por uma marca mais barata do mesmo produto. Além disso, 27% dos consumidores optaram por algo de segunda mão ao invés de um produto novo.

Outro dado desse estudo que merece atenção é que 85% dos consumidores decidiram economizar no último ano. Além disso, 48% esperaram o produto entrar em promoção para fazer a compra. Ou seja, no mundo todo as promoções foram responsáveis por movimentar o varejo.

Fernando Baialuna, diretor de Consultoria e Varejo da GfK para América Latina, disse ao site Ecommerce Brasil que “No começo de 2023 observamos esse mesmo comportamento, já que os consumidores continuam a se sentir pressionados a reduzir seus orçamentos”, 

Comparação de preços 

A tendência de diminuição nos gastos é mundial. O Fundo Monetário Internacional prevê tendência de estagnação da economia em 2023, em parte por causa da guerra da Ucrânia. Por disso, a disponibilidade de promoções será essencial para impulsionar o volume dos varejistas. 

Um estudo da Kantar Worldpanel mostra que o Brasil está entre os países que mais geraram valor com ofertas especiais (40,1%). Os dados da pesquisa confirmam que o brasileiro procura uma promoção na hora das compras. Cerca de 80% dos consumidores afirmam que compraram itens por identificarem uma promoção. Outros fatores para a escolha de uma loja estão a confiança no lojista, a qualidade dos produtos, a limpeza/ordem e a facilidade de acesso.

Some-se a isso o fato de os consumidores continuarem a adaptar seu comportamento de compra. As promoções personalizadas, que levam em consideração o perfil e o histórico de compra do cliente, continuam crescendo, graças aos anúncios online de grande alcance. Somente na Europa, identificou-se um forte aumento desse modelo de oferta, que influenciou 16% das decisões de compra. Ainda não há levantamentos do tipo no Brasil. 

Por aqui, os varejistas estão optando cada vez mais em apresentar promoções pelos meios digitais. A 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi divulgada este mês. Ela mostra que 75% das pequenas empresas utilizam a internet, aplicativos de mensagens e redes sociais para fazer negócios.

A internet é o principal “termômetro” no cenário do comércio no país. O “Relatório Varejo 2023”, realizado pela Adyen, constatou que, no Brasil, a grande maioria dos clientes (92%) dedica tempo para pesquisar online as melhores ofertas. Além disso, 53% dos consumidores entrevistados afirmam comparar diferentes lojas até encontrarem os melhores preços.

 

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

1 jul 2025

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

30 jun 2025

A Importância da APECC no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

27 jun 2025

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

25 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.