• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    No Dia dos Museus, conheça 3 museus no Circuito das Compras

    18 maio 2025

    Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

    16 maio 2025

    APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

    13 maio 2025

    Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

    12 maio 2025

    Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

    10 maio 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Promoções são as maiores responsáveis por movimentar o varejo, indica pesquisa

Diferentes levantamentos mostram que o consumidor brasileiro busca sempre por ofertas
Por APECC17 out 2023
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Um levantamento da consultoria GfK mostrou que, em 2022, 57% das pessoas gastaram menos em produtos de primeira necessidade por causa do aumento dos preços. Ao mesmo tempo, 35% optou por uma marca mais barata do mesmo produto. Além disso, 27% dos consumidores optaram por algo de segunda mão ao invés de um produto novo.

Outro dado desse estudo que merece atenção é que 85% dos consumidores decidiram economizar no último ano. Além disso, 48% esperaram o produto entrar em promoção para fazer a compra. Ou seja, no mundo todo as promoções foram responsáveis por movimentar o varejo.

Fernando Baialuna, diretor de Consultoria e Varejo da GfK para América Latina, disse ao site Ecommerce Brasil que “No começo de 2023 observamos esse mesmo comportamento, já que os consumidores continuam a se sentir pressionados a reduzir seus orçamentos”, 

Comparação de preços 

A tendência de diminuição nos gastos é mundial. O Fundo Monetário Internacional prevê tendência de estagnação da economia em 2023, em parte por causa da guerra da Ucrânia. Por disso, a disponibilidade de promoções será essencial para impulsionar o volume dos varejistas. 

Um estudo da Kantar Worldpanel mostra que o Brasil está entre os países que mais geraram valor com ofertas especiais (40,1%). Os dados da pesquisa confirmam que o brasileiro procura uma promoção na hora das compras. Cerca de 80% dos consumidores afirmam que compraram itens por identificarem uma promoção. Outros fatores para a escolha de uma loja estão a confiança no lojista, a qualidade dos produtos, a limpeza/ordem e a facilidade de acesso.

Some-se a isso o fato de os consumidores continuarem a adaptar seu comportamento de compra. As promoções personalizadas, que levam em consideração o perfil e o histórico de compra do cliente, continuam crescendo, graças aos anúncios online de grande alcance. Somente na Europa, identificou-se um forte aumento desse modelo de oferta, que influenciou 16% das decisões de compra. Ainda não há levantamentos do tipo no Brasil. 

Por aqui, os varejistas estão optando cada vez mais em apresentar promoções pelos meios digitais. A 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi divulgada este mês. Ela mostra que 75% das pequenas empresas utilizam a internet, aplicativos de mensagens e redes sociais para fazer negócios.

A internet é o principal “termômetro” no cenário do comércio no país. O “Relatório Varejo 2023”, realizado pela Adyen, constatou que, no Brasil, a grande maioria dos clientes (92%) dedica tempo para pesquisar online as melhores ofertas. Além disso, 53% dos consumidores entrevistados afirmam comparar diferentes lojas até encontrarem os melhores preços.

 

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

No Dia dos Museus, conheça 3 museus no Circuito das Compras

Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

No Dia dos Museus, conheça 3 museus no Circuito das Compras

18 maio 2025

Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

16 maio 2025

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

13 maio 2025

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

12 maio 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.