A Semana Brasil surgiu em 2019, oferecendo grandes descontos, com o objetivo de alavancar as vendas em um período onde não havia nenhuma data especial para o comércio. A campanha ocorre na semana do feriado de 7 de setembro, Dia da Independência. Uma de suas características é a associação com o sentimento nacionalista que o dia inspira.

Em 2022, ela ocorre entre 4 e 10 de setembro. A previsão é, como nos outros anos, que sejam sete dias de ofertas em todas as áreas. O histórico indica que a data comemorativa gere, em média, um aumento de 40% nas vendas.

As grandes redes anunciaram que estão preparadas para a Semana Brasil. Mas as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar no período, pois todos os anos há uma intensa cobertura nos meios de comunicação, ajudando a promover esse período.

Aqueles lojistas que pretendem participar precisam se planejar, deixando tudo pronto para o evento daqui a duas semanas.

A seguir, algumas dicas para esses empreendedores:

1. Crie promoções para atrair clientes

Para vender mais em datas comemorativas, uma boa prática é oferecer preços reduzidos ou algum benefício que atraiam os clientes.

Como será uma semana inteira, pode-se apresentar promoções diferentes a cada dia. Isso  atrai diferentes tipos de público que passam pela loja ou que veem os anúncios nas redes sociais.

Uma alternativa é usar o eventual estoque não vendido no Dia dos Pais e renovar os preços promocionais.

Fazer kits e combos é outra oportunidade para movimentar produtos que estão ocupando espaço no seu armazenamento. Por exemplo, uma loja que vende roupas pode criar looks prontos com preços diferenciados. Se vender acessórios, reúna peças que combinem.

2. Decore sua loja

Uma mudança no visual da loja sempre ajuda a fazer as pessoas olharem com mais atenção. Não é necessário nada muito sofisticado. Basta pensar em ideias que ajudem a  “entrar no clima” da data comemorativa.

A Semana Brasil usa muito a bandeira do país e suas cores. Utilizar pequenas bandeiras, balões verdes e amarelos e símbolos que remetem ao sentimento patriótico são opções baratas. Outra opção é usar embalagem para as vendas com a mesma temática.

Um investimento maior nessa linha pode ser justificado, pois em novembro ocorre a Copa do Mundo, uma época em que as pessoas usam muito o verde e o amarelo, em especial quando a Seleção vai bem na competição.

3. Desenvolva uma estratégia de vendas

Comece a divulgação de ofertas o quanto antes. Isso permitirá que clientes saibam quais  produtos a loja oferece. Eles conhecerão as ofertas e isso ajuda a decidir o que irão adquirir na primeira semana de setembro, caso achem o preço vantajoso.

Se a loja planeja oferecer benefícios como entrega grátis, é recomendável deixar isso claro desde agora. Isso é visto como um diferencial para pessoas que não têm muito tempo para ir até uma loja física.

As redes sociais são excelentes canais para potencializar o alcance das campanhas. As publicações podem ser bem simples, como pequenos vídeos mostrando os produtos e um aviso que haverá redução ou condições especiais.

Outra boa pedida é sempre disponibilizar o link da loja caso ela tenha um site ou versão virtual em plataformas de e-commerce.

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