Uma gestão empresarial eficiente e criativa encontra maneiras de potencializar suas vendas com o uso do calendário de datas comemorativas.
Uma ação de vendas diferenciada em dias menos badalados pode render bons resultados tanto nas lojas físicas como no comércio online. Por exemplo, é possível criar ofertas e promover ações relacionadas a datas como o Dia do Atleta Profissional (10/2), o Dia do Vendedor de Livros (14/3) e muitas outras.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um calendário com as datas comemorativas do primeiro semestre do ano. Acredita-se que o empreendedor pode aumentar o faturamento e elevar o engajamento nas redes sociais.
O calendário é gratuito e está disponível nas versões desktop e mobile.
Estas são as principais dicas:
Fevereiro
De 4 a 20 de fevereiro, serão realizadas na China as Olímpíadas de Inverno. Apesar de as modalidades da competição não serem tradicionais no Brasil, o evento atrai a atenção do público e pode estimular a venda de materiais esportivos.
O Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day (14/2), data em que se celebram relacionamentos amorosos, está começando a ter alguns adeptos no país, de modo que as empresas podem trabalhar ações nesse sentido.
Março
Além do Dia Internacional da Mulher (8/3), no qual ações de valorização e empoderamento são bem-vindas, o mês conta com o Dia do Consumidor (15/3). A data já é bem explorada no comércio eletrônico, mas o varejo físico também pode aproveitá-la para aumentar as receitas.
Outra data importante é o Dia de São Patrício, ou St. Patrick’s Day (17/3). A celebração irlandesa potencializa a venda de bebidas, festas e eventos. Os estabelecimentos podem investir na decoração da loja, priorizando a cor verde, associada à data.
Abril
O mês de abril é marcado pela Páscoa. Por isso, cresce a procura por ovos de chocolate e peixes. O setor de turismo pode se beneficiar do feriado de Tiradentes (21/4), que cai numa quinta-feira.
Maio
Com o Dia das Mães sendo a principal data do mês de maio, a recomendação é que o varejo, de acordo com o histórico, aposte em itens de vestuário, calçados, acessórios, perfumes, cosméticos e eletrodomésticos. Além disso, o varejo e os serviços podem se valer de celebrações como o Dia de Star Wars (4/5) e o Dia do Hambúrguer (28/5).
Junho
De modo geral, o Dia dos Namorados (12/6) é uma data importante para as vendas no mês. Além disso, é importante que as empresas se atentem para o fato de que junho reúne diversas datas relacionadas ao esporte, como os dias do Tenista (9/6), do Enxadrista (12/6), do Karatê (17/6), do Skate (21/6), do Atleta Olímpico (23/6) e do Vôlei (27/6).
Os dias do Turismo (13/6), da Imigração Japonesa (18/6) e do Cinema Brasileiro (19/6), além das festividades juninas de São João, também podem ser exploradas por empresas de comércio, serviços e turismo.
* Com informações de FecomercioSP