De acordo com dados da plataforma de vendas Nuvemshop, pequenas e médias empresas (PMEs) faturaram R$ 1,2 bilhão com vendas online no primeiro semestre de 2022. O valor representa 20% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado.
A informação comprova que os empreendedores estão investindo no comércio eletrônico cada vez mais. Indica também que o consumidor já incorporou as vendas pela internet em sua rotina.
A pesquisa da plataforma de vendas revelou que no primeiro semestre as PMEs venderam 21,8 milhões de produtos. Os estados que mais vendem online são: São Paulo, com faturamento de R$ 612,7 milhões; Minas Gerais, com R$ 128,1 milhões; Rio de Janeiro, com R$ 79 milhões de faturamento; Ceará, com R$ 66 milhões; e Santa Catarina, que faturou R$ 64,8 milhões.
Ainda conforme o levantamento da empresa, os artigos de moda foram os mais vendidos. Roupas, acessórios e produtos de saúde e beleza foram os segmentos mais rentáveis. Entre os produtos de maior procura estão óculos de sol, boné, meia, perfume e vestido.