A Páscoa é uma das principais datas sazonais do calendário do varejo no primeiro semestre. Também serve como um bom termômetro para entender as tendências no comportamento do consumidor. Conforme uma pesquisa divulgada pelas organizações Globo, em 2025, os brasileiros estão otimistas, com aumento nas expectativas de consumo para a data.
O levantamento mostra que 75% dos consumidores acreditam que o ano será melhor do que o anterior. Isso influencia diretamente as projeções para o varejo paulista, em especial no Circuito das Compras, o maior centro comercial ao ar livre do país.
Os varejistas apostam em um crescimento nas vendas, superando o desempenho do ano anterior. Esse cenário positivo é reforçado por dados do Google, que indicam que o canal físico de compras continua sendo o preferido dos consumidores.
A preferência pelos pontos de venda físicos é clara: cerca de 70% dos consumidores planejam fazer suas compras em mercados, atacados e lojas. Além disso, cerca de 40% dos consumidores já sabem o que desejam comprar e aguardam apenas por promoções.
Vale ressaltar que a decisão de compra ocorre majoritariamente no ponto de venda, e promoções têm potencial para mudar as preferências. O mesmo estudo mostra que 75% das pessoas compraria todos os seus presentes de Páscoa em um mesma loja caso recebessem descontos. Esse cenário abre oportunidades para varejistas conquistarem novos clientes com promoções na data.
Chocolate lideram as preferências, com brinquedos em segundo
Para a Páscoa de 2025, os ovos continuam sendo a opção preferida, com 44% dos consumidores optando por esse formato, contra 19% que escolhem outros tipos de chocolate. O restante optará por outras “lembrancinhas” ou presentes.
Além disso, a Páscoa movimenta setores como gastronomia, já que muitas famílias buscam comemorar a data com um almoço ou jantar especial de Páscoa.
Conforme mostra a Globo, entre os entrevistados:
• 30% costumam dar brinquedos como presente;
• 16% costumam comprar artigos de decoração;
• 15% costumam comprar roupas e calçados.
Produtos eletrônicos também surgem como tendência de presentes “diferentes”.
Tendência de alta no consumo, mas preço é diferencial
Outro dado que chama atenção é que 83% dos brasileiros pretendem comemorar essa data vs 68% que comemoraram no ano anterior. 77% deles pretendem presentear alguém e 35% diz que vai aumentar os gastos em 2025.
Pesquisas do Google Trends mostram um aumento significativo no interesse por termos como “lembrancinha de Páscoa” (80%), onde os brinquedos aparecem em segundo lugar. Isso ocorre porque 40% dizem não gostar dos brinquedos que vêm dentro dos Ovos de Páscoa e optam por comprar um à parte.
Ainda segundo a Globo, apenas 25% dos entrevistados já fez suas compras com antecedência. Enquanto 34% fará cerca de 15 dias antes (17/3 em diante) e 35% comprarão apenas na semana da Páscoa, com 3% deixando para adquirir no domingo de Páscoa.
Com um interesse pela Páscoa 16% maior do que em 2024, o varejo de São Paulo tem uma oportunidade para impulsionar vendas. A chave para o sucesso está na variedade de produtos, preços competitivos e condições de pagamento flexíveis.