Um dos mais antigos bairros da cidade de São Paulo, o Pari completa hoje, 9 de novembro, 446 anos de existência.
Veja algumas curiosidades sobre o bairro
Localização
O bairro do Pari está situado no centro de São Paulo, em uma área de 2,9 km². Sua população atual é de, aproximadamente, 17 mil habitantes.
Formado no final do século XVI, o pequeno povoado localizado entre os rios Tamanduateí e Tietê era constituído, inicialmente, por pescadores e seus habitantes eram formados por índios, portugueses e mamelucos.
História
Fundado no final do século XVI, o Pari era habitado principalmente por pescadores, que tiravam seu sustento dos rios Tamanduateí e Tietê. Reunia índios, portugueses e mamelucos.
A origem do seu nome advém dessa condição. Pari era uma cerca de taquara ou de cipó, estendida nas margens do rio para pescar peixe.
Nos primeiros séculos da existência de São Paulo o Pari foi vital para a sobrevivência e o desenvolvimento, pois a pesca era essencial na alimentação de seus habitantes.
No início do século XX, quando São Paulo passava por um intenso processo de urbanização, ocorreu um grande fluxo de imigrantes europeus. Por ser um bairro operário, O Pari recebeu grandes contingentes de italianos, espanhóis, portugueses, libaneses, gregos e coreanos.
Comércio
São 13 quarteirões, entre a Avenida Vautier e a Rua Tiers, que tornam o Pari um dos principais centros comerciais de vestuário e calçados da capital paulista. Também oferece muitas opções de artigos de decoração e utensílios domésticos.
Segundo estimativas, cerca de 200.000 pessoas passam diariamente pelas centenas de lojas de rua e shoppings do Pari. Assim como ocorre no Brás e na 25 de Março, o bairro atrai consumidores que buscam preços acessíveis no varejo, mas principalmente compradores de outros estados que fazem “turismo de compras” levando no atacado grandes quantidades de produtos para revender em suas cidades.