A APECC firmou uma parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O objetivo é estabelecer uma relação ágil e fácil dos associados da APECC com os órgãos públicos, além de garantir toda a assistência necessária para a solução de dúvidas e eventuais conflitos legais.

Em entrevista ao site da APECC”, o advogado Renan Luiz Silva, gerente de Serviços Institucionais da ACSP, fala sobre a união de forças com a APECC e os benefícios que serão oferecidos. “Atualmente possuímos mais de 10 mil associados, que juntos são responsáveis por cerca de 100 mil empregos”, explica.

Fundada em 1894, a ACSP é uma das maiores entidades de classe de adesão voluntária do Brasil. Sempre trabalhou em defesa dos micro e pequenos empresários, sendo responsável por iniciativas como as leis que instituíram o MEI e o Simples Nacional. 

Confira a entrevista na íntegra:

Como o senhor avalia a parceria da ACSP com a APECC?

O trabalho da Associação Comercial em conjunto com a APECC irá promover o desenvolvimento do empreendedorismo e o fortalecimento dos micro e pequenos empresários de São Paulo.  

Vamos aliar a representatividade da APECC com a experiência e as soluções da ACSP, proporcionando o acesso a canais que esses empreendedores não teriam acesso ou, se tivessem, seria com um custo muito maior. Portanto, os sócios da APECC terão acesso a diferentes serviços que visam facilitar a vida do micro e pequenos empreendedores.   

Quais são os principais benefícios que a ACSP oferece?

Entre as facilidades que oferecemos, uma das principais é o acesso ao “Balcão do Empreendedor”, que é basicamente um ‘Poupa Tempo’ dos empresários. São diversos serviços, prestados diretamente pela ACSP ao associado. Alguns são obrigatórios para os empreendedores. Por intermédio do Balcão é possível resolver praticamente tudo que eles precisam pela internet ou aqui na sede da Associação.

Vale destacar que estamos estendendo, assim, uma série de benefícios da ACSP. Por exemplo, o acesso à Plataforma Boavista, que permite consulta a informações no SPC e Serasa. O associado da APECC poderá nos solicitar análises de crédito, consultas sobre negativação, a inclusão de negativação em nosso banco de dados.

Os associados têm acesso a outros serviços online?

Outra vantagem para os membros da APECC é a emissão ou renovação de certificado digital. Esse é um documento obrigatório por lei, que funciona como uma assinatura digital pela internet. Ela é uma identificação com validade jurídica, usada para emissão de nota fiscal e assinaturas de contratos, por exemplo.

Também oferecemos o ACSP Legal, um serviço de legalização de empresas. Nós atendemos contadores e advogados para efetuar todo o processo, incluindo abertura, alteração ou encerramento de empresa junto a diversos órgãos públicos, seja junta comercial, cartório, entidades de classe ou outros. Tudo é feito online, com suporte à distância. Com isso vamos atender a demandas comum com dinamismo. 

Quais os outros serviços disponíveis para o associado da APECC?

A ACSP oferece ao empreendedor maior segurança e efetividade na condução de seus negócios. Oferecemos vários serviços, que podem ser acessados pelo nosso site. É importante frisar que cada um possui uma tabela de valores e o associado da APECC será responsável por sua contratação. 

Gostaria de destacar o apoio nos processos na Junta Comercial de São Paulo (JUCESP). Outra opção importante é a declaração de exclusividade, que tem várias finalidades. Esse serviço protege quem representa ou vende produtos e serviços com exclusividade no Brasil.  

A declaração possibilita que a empresa possa oferecer seu produto ou serviço para o governo, sendo dispensada de participar de licitações públicas, por ter a garantia da exclusividade daquela marca. Também dá segurança em negociações com empresas privadas. 

E para os Microempreendedores?

Os sócios da APECC que são MEI (Microempreendedor Individual) poderão acessar  o Portal do MEI. A pessoa física, que possui um pequeno negócio, às vezes não conhece todos os seus direitos.

A ACSP faz todo o processo de formalização, para quem deseja se tornar MEI. Por meio do Portal, damos todo apoio para aqueles que já estão constituídos como MEI, incluindo a emissão de notas, pagamento de DAS, que é obrigação mensal, além da declaração anual. Auxiliamos no controle financeiro e gestão do MEI e ajudamos com capacitações específicas para os Microempreendedores Individuais.

Também há vantagens no serviço jurídico?

Sim, a nossa Câmara de Mediação e Arbitragem da ACSP auxilia na resolução de conflitos. Por exemplo, a empresa que tem algum problema e deseja evitar a via do judiciário, que pode ser demorada, o que ela faz? É possível apelar para a mediação, que pode acelerar a resolução de problemas de forma extrajudicial. 

Um dos benefícios é o sigilo, preservando assim os envolvidos. Nosso diferencial é a simplificação dos procedimentos e o custo acessível. Ela é focada nas necessidades das micro e pequenas empresas. Existem diversas câmaras, mas por vezes o custo inviabiliza. A gente criou uma câmara que atende especificamente essa classe empresarial, que precisa de nosso apoio. 

Ponto de atendimento no Circuito das Compras:

Centro

DISTRITAL ACSP (SEDE)
Rua Boa Vista, 51, Centro
Telefone: (11) 3180-3737
Email: centralderelacionamento@acsp.com.br

Liberdade
Rua Galvão Bueno, 83 (01506-000) – Liberdade
Telefone: (11) 3180-3580 / (11) 3180-3581
E-mail: dcentro@acsp.com.br

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