• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

    10 maio 2025

    Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

    9 maio 2025

    No Dia Nacional do Turismo, conheça o Circuito das Compras, maior atração do turismo de compras de São Paulo

    8 maio 2025

    Prazo para declaração anual do MEI vai até 31 de maio; saiba como fazer

    7 maio 2025

    Celebração do Dia do Trabalhador no Ibrachina Arena reúne centenas de empreendedores e familiares

    2 maio 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Pandemia traz mudanças no comportamento de consumo para Black Friday e Natal

Por APECC9 nov 2020
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A retomada comercial tem gerado altas expectativas entre os varejistas em relação ao comportamento do consumidor, principalmente com a aproximação das festas de fim de ano. Um estudo feito pela Rakuten Advertising, empresa especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital, indica quais foram os impactos gerados no comportamento de compra das pessoas diante da pandemia e o que elas esperam para o último trimestre do ano.

Apesar de 40% das pessoas terem tido alguma redução em ganhos devido à pandemia, 87% devem ir às compras no Natal e 57% planejam algum gasto em ocasiões como a Black Friday, por exemplo. Cerca de 70% dos consumidores em todo o mundo não preveem uma diminuição nos gastos durante a alta temporada de compras de 2020. Em vez disso, os consumidores estão priorizando quem vão presentear e ajustando os orçamentos de acordo. 

A tradicional ceia farta e os presentes sob a árvore darão lugar a uma diversidade menor de pratos, com aves e produtos nacionais pelo menos para as classes C e D. Ainda assim, o varejo e especialistas apostam no aumento do consumo. “Será uma ceia diferente porque as famílias vão usar o alimento para compensar o ano difícil. Vão reduzir quantidades para não abrir mão do que desejam. Com o dólar alto, produtos nacionais e de mercados mais próximos ganham protagonismo. Vai ter menos vinho da Europa e mais do Brasil e da América do Sul. O consumidor faz essa troca”, diz Fábio Queiroz, presidente da Asserj.

De acordo com o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, a crise do coronavírus fez com que a transformação digital do varejo se tornasse prioridade para poder manter os negócios em operação. O consumidor, por sua vez, rapidamente mudou seus hábitos e abraçou ferramentas digitais. “Os consumidores estão cientes do risco de contaminação ao sair de casa e por isso, ainda que saiam às ruas para comprar itens essenciais, têm apresentado um comportamento mais digital, usando aplicativos para compra e pagamento, por exemplo”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

No Dia Nacional do Turismo, conheça o Circuito das Compras, maior atração do turismo de compras de São Paulo

Prazo para declaração anual do MEI vai até 31 de maio; saiba como fazer

Celebração do Dia do Trabalhador no Ibrachina Arena reúne centenas de empreendedores e familiares

Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

10 maio 2025

Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

9 maio 2025

No Dia Nacional do Turismo, conheça o Circuito das Compras, maior atração do turismo de compras de São Paulo

8 maio 2025

Prazo para declaração anual do MEI vai até 31 de maio; saiba como fazer

7 maio 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.