• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    APECC tem convênio com o Instituto Monitor para descontos de 20% em cursos

    22 maio 2025

    Curso gratuito de Treinamento em Logística está com inscrições abertas

    21 maio 2025

    No Dia dos Museus, conheça 3 museus no Circuito das Compras

    18 maio 2025

    Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

    16 maio 2025

    APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

    13 maio 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Cresce o número de novas micro e pequenas empresas durante pandemia

Por APECC5 out 2020
Foto: Pixabay
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Foto: Pixabay

 

Entre janeiro e agosto, o número de empresas abertas no Brasil cresceu em comparação com o mesmo período em 2019. De acordo com um levantamento do Ministério da Economia, foram abertas mais de 2 milhões de empresas nos últimos 8 meses, aumento de 0,5% em relação a igual período de 2019. No segundo quadrimestre deste ano, foi registrada a abertura de quase 500 mil MEI, representando aumento de 2,9% em relação ao primeiro quadrimestre de 2020 e aumento de 1,4% em relação ao segundo quadrimestre de 2019.

Grande parte dos empreendedores optam por iniciarem seus negócios como empresários individuais: os microempreendedores individuais (MEI), qu representam hoje cerca de 55% dos negócios ativos do país e quase 80% das empresas abertas no segundo quadrimestre. Para o ministério, isso “reforça a importância dos pequenos negócios para o país, além de serem um dos pilares da retomada da economia brasileira no pós-covid”. Antonia Tallarida, subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, reforça que a abertura de MEIs no país não é reflexo do desemprego.

“A gente não viu a crise impactando nesse número [abertura de MEIs]. O MEI entra como uma suplementação da renda, é uma política que ajuda o empreendedor que decide largar seu emprego para começar seu negócio. E está funcionando muito para essa economia sob demanda, motoristas e entregadores de aplicativos. Mas a gente não entende que o MEI está sendo uma saída para o desemprego. O crescimento do meio é exponencial, tende a crescer cada vez mais. Mas se a gente comparar a variação de 2018 para 2019 e de 2019 para 2020, houve inclusive uma desaceleração [na criação de MEIs]”, disse Tallarida.

Cenário para abertura de micro empresas no pós-pandemia

Parte desse crescimento do número de novas micro e pequenas empresas se deve à chegada da pandemia, que provocou o fechamento de cerca de 716 mil empresas até junho, principalmente MEI’s e Empresas Individuais, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diante da necessidade de uma receita em meio à crise sanitária, a saída que milhares de pessoas encontraram foi aderir à transformação digital, começando seus empreendimentos pela abertura de lojas virtuais e participação em marketplaces.

Com base nessa forte tendência, as empresas nascidas durante a pandemia terão como vantagem a estruturação do negócio baseada em conceitos e valores da transformação digital, inserida na chamada “era do pós-propósito”. No âmbito burocrático, as novas micro e pequenas empresas devem encontrar o acesso mais fácil às linhas de financiamento e taxas mais acessíveis. Existe também a possibilidade de conseguir incentivos financeiros, caso seja uma startup com solução inovadora para o mercado.

Google lança ferramentas gratuitas para celebrar o dia do empreendedor

Para ajudar empreendedores e celebrar este Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Google anunciou ferramentas e ações gratuitas. Entre as novidades está o lançamento de uma nova versão do site Google para PMEs, criado em 2019 para ajudar empreendedores a dar os primeiros passos ao colocar seus negócios no universo online.

“Sabendo o quanto as pequenas empresas são importantes para a nossa economia, decidimos colocar em ação um plano para trazer mais informações para os empreendedores durante a crise. O clímax acontece esta semana: não só repaginamos o hub, como criamos também duas páginas novas para empreendedores e consumidores”, diz Christiane Silva Pinto, gerente de marketing de produto do Google Brasil.

Dentro do novo site para PMEs, os empreendedores terão acesso a um kit de marketing gratuito. Com ele, será possível criar adesivos, cartazes e imagens para as redes sociais usando modelos pré-definidos e personalizando com as informações cadastradas na página do Google Meu Negócio.

A empresa também disponibilizou o “Buscador de Oportunidades Locais”, que analisa o perfil da empresa no Google e oferece sugestões de melhorias de performance online para atrair mais clientes. O Think With Google é outra ferramenta criada para ajudar a guiar os empreendedores nas suas estratégias de negócio. Com ela, eles podem entender quais categorias do varejo estão despertando mais interesse, os locais em que as pessoas estão buscando e as pesquisas relacionadas a elas.

 

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

APECC tem convênio com o Instituto Monitor para descontos de 20% em cursos

Curso gratuito de Treinamento em Logística está com inscrições abertas

No Dia dos Museus, conheça 3 museus no Circuito das Compras

Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

APECC tem convênio com o Instituto Monitor para descontos de 20% em cursos

22 maio 2025

Curso gratuito de Treinamento em Logística está com inscrições abertas

21 maio 2025

No Dia dos Museus, conheça 3 museus no Circuito das Compras

18 maio 2025

Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

16 maio 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.