Anualmente, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado em 27 de julho. Medidas para a prevenção de acidentes são fundamentais para o bem-estar de todos os trabalhadores, independentemente do ramo de atuação.
Ademir Moraes, presidente da APECC, destaca que “no Circuito das Compras, estimulamos a todos os lojistas fazerem uma análise detalhada para identificar os riscos em potencial. Estimulamos também que sejam feitos treinamento e campanhas de conscientização da importância da prevenção aos acidentes”.
Para lembrar a data, a APECC ouviu especialistas e oferece algumas dicas básicas, que qualquer empreendedor pode aplicar no dia a dia, visando garantir o bem-estar e a integridade de toda equipe.
Mantenha a atenção no trabalho
Por mais que pareça óbvio, o foco é um diferencial na execução das tarefas. Observar e conhecer o local de trabalho, entendendo a rotina e a maneira correta de usar cada equipamento faz diferença.
Não é incomum ver que acidentes ocorrem porque a pessoa estava distraída, olhando o celular ou passando perto de um local onde está em andamento uma operação que oferece algum risco em potencial, como transporte de produtos.
Evite a exposição imprudente
Alguns acidentes acontecem por uma simples imprudência. A dica mais importante é: se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, fique longe. Por exemplo: não acesse locais onde você não tem autorização prévia para estar ali e não opera equipamentos para o qual você não possui o treinamento adequado.
Mantenha o local de trabalho limpo e organizado
Alguns acidentes ocorrem por desorganização da área de trabalho. Por exemplo: uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso e outros descuidos podem casuar acidentes.
Manter o local organizado é um dever de todos os trabalhadores que o ocupam. O trabalho em equipe tem como resultado um ambiente livre de riscos, em que todos possam transitar e trabalhar sem problemas.
Use Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Dependendo da atividade, os trabalhadores precisam usar EPIs que devem ser fornecidos pelos empregadores.
Cada funcionários deve ter consciência de suas demandas de proteção para realizar as tarefas com segurança. É fundamental respeitar as exigências de cada atividade exercida. Na dúvida, procure seu gerente ou coordenador de área.
Pense sempre no seu colega de trabalho
A prevenção é um trabalho contante de toda sua equipe. Por isso, é fundamental que colegas de trabalho cobrem e orientem uns aos outros, para evitar acidentes e situações de risco.
Por exemplo, lembrar do uso dos EPIs de quem está sem é uma boa prática.
Comunique incidentes
“Incidentes” facilmente podem virar acidentes. Tudo que acontecer fora do fluxo normal na execução das atividades no trabalho deve ser comunicado aos superiores. Por exemplo: uma mudança das mercadorias para local inadequado ou falta de ferramentas para execução das tarefas.
Avisar os incidentes deve ser um hábito. Inclusive, quanto mais a empresa sabe o que acontece, mais poderá trabalhar de forma objetiva na extinção de riscos.
Equipamentos de trabalho precisa de revisão rotineira
Máquinas adequadas são uma forma de prevenir de acidentes. É responsabilidade das empresas fazer a manutenção adequada. Ao perceber algum problema, comunique os responsáveis sobre a necessidade de revisão ou manutenção. Por exemplo: extintores de incêndio são fundamentais para a segurança e precisam ser revisados no prazo de validade.
Evite usar ferramentas em más condições
Ferramentas são itens que também podem gerar problemas e devem entrar na rotina de prevenção de acidentes. Todo material está sujeito ao desgaste natural do uso e do tempo, por vezes colocando em risco quem o manuseia.
É muito importante que o trabalhador deixe de usar equipamentos em más condições. Um exemplo bem prático são tesouras que perderam o fio e, para serem usadas, necessitam do emprego de força excessiva, o que pode causar acidentes.