O Dia do Turista é celebrado anualmente em 27 de setembro. A data foi criada pela Organização Mundial do Turismo para mostrar a importância da prática do turismo em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o mercado de viagens movimenta anualmente mais de 10% da economia.

Com o fim da pandemia, o Turismo de Compras retomou a sua força. Nesse sentido, a cidade de São Paulo é referência. A SPTuris, órgão da Prefeitura da Cidade de São Paulo
que gere o turismo, revelou que a capital paulista recebe anualmente mais de 11 milhões de pessoas, motivadas principalmente por negócios, grandes eventos e suas opções de lazer e entretenimento.

O “coração” do Turismo de Compras é o Circuito das Compras, que engloba Bom Retiro, Liberdade, Santa Ifigênia, Brás/Pari, Sé e entorno da Rua 25 de Março, o maior shopping a céu aberto da América Latina.

Ademir Moraes, presidente da APECC, ressalta que “o mix de produtos do Circuito das Compras é imbatível. Recebemos milhões de pessoas anualmente, que procuram produtos de qualidade e preços em conta”. Ele lembra ainda que cada região do comércio popular tem características próprias e atrativos históricos.

Ainda conforme Moraes, “o papel da APECC é fundamental para oferecer a melhor experiência de compras de quem nos visita”. Ele pontua que passam pela Rua 25 de março cerca de meio milhão de pessoas por dia, enquanto Bom Retiro e Brás são bairros fortes em confecções. Além disso, há ruas de comércio especializados, como Rua São Caetano, de noivas, e a Santa Ifigênia, de produtos elétricos e eletrônicos.

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