Hoje, 23 de abril é o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro e incentivar a leitura.

Para empreender é necessário estar bem informado e manter-se sempre atualizado. Porém, escolher as melhores fontes para estar em dia com as tendências e novidades em termos de gestão, pode ser algo trabalhoso.

Por isso, separamos três dicas de e-books gratuitos para os empreendedores, elaborados pelo Sebrae. Eles podem ser levados no celular ou lidos em tablets e computadores. São referência para diversos momentos do negócio.

As publicações foram elaboradas em parceria com a Endeavor e tratam de crescimento, planejamento para vender mais e gestão de resultados.

Expansão: o modelo certo para a sua empresa crescer

“Expansão de mercado” são três palavras que jamais saem ou deveriam sair da mente de um empreendedor. Quem ainda não está expandindo certamente perde horas pensando em como fazê-lo. Mas quando expandir? Quais são os modelos de expansão disponíveis e qual é o melhor para a sua empresa?

Este e-book foi criado para ajudar o empresário a encontrar respostas, com informações e orientações que podem dar mais segurança às decisões. Além disso, a publicação traz diversos cases para inspiração.

Se seu negócio está consolidado, sua equipe está afinada, as finanças estão em ordem e a empresa ainda está recusando clientes, talvez seja o momento certo para expandir. O passo seguinte é saber se a expansão é viável. Saiba como no e-book.

Veja ainda os diferentes modelos de expansão, seja abrir uma nova filial, montar um sistema de franquia ou realizar uma fusão ou aquisição. Mas a expansão não precisa ser necessariamente física. Os seus esforços podem também estar na ampliação da presença na internet.

Planejamento de vendas inteligente: um guia para vender mais na hora certa

O principal tema do e-book é a sazonalidade, ou seja, os produtos ou serviços sujeitos às flutuações de demanda do consumidor, geralmente ao longo de um ano. As flutuações de vendas podem vir das diferentes estações do ano, datas comemorativas e até mesmo por conta de crises.

A sazonalidade pode ter riscos atenuados se o empresário se planejar e pesquisar os produtos e serviços mais requisitados nos anos anteriores, na mesma época. Este e-book traz uma planilha de projeção de vendas para que os empresários possam analisar os números com mais objetividade. De posse dos dados, é hora de fazer o planejamento de marketing: em quais produtos ou serviços investir e quais comunicar.

A partir do planejamento, é possível pensar no estoque, no fluxo de caixa, considerar os concorrentes e desenvolver serviços complementares e maximizar a eficiência. O passo seguinte é preparar, motivar e unir a equipe e depois cuidar do pós-venda e da mensuração dos resultados.

Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões

Em tempos de impacto social e economia colaborativa, os resultados de uma empresa vão muito além do retorno financeiro. São os indícios de quanto uma empresa está próxima de realizar sua missão e visão. Para isso, é necessário entender metas e métricas.

Neste e-book, você vai aprender a transformar as estratégias em metas e a engajar sua equipe para alcançá-las. Vai ver também como e por que é preciso balancear as metas.

 

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