Criado pela UNESCO, o Dia Mundial do Livro é uma celebração para promover o gosto pelos livros e pela leitura. Todos os anos, no dia 23 de abril acontecem comemorações em todo o mundo para reconhecer o alcance dos livros.

No mundo dos negócios, o empreendedor atualizado e bem informado deve sempre estar, ao mesmo tempo, com olhos no presente e no futuro. Existem vários bons livros que podem proporcionar insights e informações relevantes é essencial a qualquer empreendedor de sucesso.

A seguir, uma lista de cinco obras que podem ajudar empreendedores a se aprofundar em temas como gestão, produtividade, inovação, mindset, estratégia, resiliência, modelos de negócio, entre outros conhecimentos que podem ser colocados em prática imediatamente.

Obsessão pelo cliente – Colin Bryar / Bill Carr

Editora: Citadel

Trata-se de uma análise interna da Amazon sobre sua cultura, liderança, práticas internas e um guia de lições e técnicas que você pode aplicar à sua própria empresa e carreira a partir de agora!

Neste livro, dois executivos da Amazon revelam os princípios e práticas que impulsionaram o sucesso de uma das empresas mais extraordinárias que o mundo já conheceu. Com 27 anos de experiência na Amazon somados entre eles – grande parte durante o período de inovação incomparável que criou produtos e serviços como Kindle, Amazon Prime, Amazon Studios e Amazon Web Services –, Bryar e Carr oferecem acesso à espinha dorsal da Amazon, contam como ela foi desenvolvida e comprovam que é um método repetível, escalonável e adaptável.

 

As 3 leis do desempenho –  Steve Zaffron e Dave Logan

Editora: Primavera BIZ

O livro aborda como a percepção individual afeta a performance coletiva, destacando que a visão de cada pessoa é apenas parte de um todo.

São análises casos reais que explicam e ensinam as três leis do desempenho envolvem empresas e seus contextos culturais em grandes organizações, além de contar situações individuais. O conteúdo do livro está dividido em três partes: as três leis em ação e como escrevemos nosso futuro; como um líder usa as três leis para reescrever o futuro de organizações; como cada um de nós pode ser um líder capaz de alcançar resultados significativos ao reescrever o próprio futuro.

 

A arquitetura do varejo do futuro – Rodrigo Waughan de Lemos

Editora: Gente

Fundador do Grupo Gérbera_+, uma empresa multifranqueada e multicanal que conta com mais de 20 mil clientes recorrentes.

O livro enfatiza a importância de uma abordagem centrada no cliente e como a experiência de compra deve ser moldada para atender às necessidades do consumidor em diferentes canais. O autor demonstra que o sucesso no varejo não está apenas na venda em si, mas na capacidade de compreender profundamente o comportamento do público, otimizar operações e criar um ambiente de negócios sustentável e inovador.

Entre os principais tópicos abordados, destaca-se a centralidade no cliente, com estratégias para entender as expectativas dos consumidores e personalizar a experiência de compra de forma eficiente e integrada em múltiplos canais e a logística inteligente, que apresenta métodos para reduzir custos, melhorar prazos de entrega e garantir um serviço mais eficaz e competitivo.

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Editora: Objetiva

Ao entender como os hábitos são formados, os executivos podem desenvolver rotinas mais produtivas e eficazes. Este livro oferece insights valiosos para quem busca construir um negócio de sucesso a longo prazo.

O autor era repórter investigativo do  New York Times. Ele estudou como executivos conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. A resposta é que tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.

 

Comece pelo Porquê –  Simon Sinek

Editora: Sextante

O autor apresenta o conceito de “começar com o porquê” e mostra como líderes inspiradores motivam as pessoas a agir. Uma obra que ajuda quem busca construir uma marca forte e engajar clientes e colaboradores.

Ilustrando suas ideias com histórias reais de Martin Luther King, ­Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

O livro apresenta como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também mostra um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.