O Dia do Turista é celebrado anualmente em 13 de junho. A data foi criada pelo Ministério do Turismo, para homenagear tanto aqueles que viajam pelo Brasil quanto os que viajam pelo mundo, e enaltecer sua importância. O mercado de viagens movimenta quase 10% da economia no país.

Entre os muitos tipos de atividade turística está o Turismo de Compras. A cidade de São Paulo é referência nesse sentido, sendo a mais atrativa para quem busca produtos de qualidade com bons preços. De acordo com a SPTuris, a capital paulista recebe anualmente mais de 11 milhões de pessoas, motivadas principalmente por negócios, grandes eventos e suas opções de lazer e entretenimento.

Um dos grandes diferenciais de São Paulo está no volume de oportunidades comerciais vantajosas ao comprador, colocando-a no mesmo patamar de outras grandes metrópoles globais. O comércio popular no Circuito das Compras atrai compradores de todo o Brasil – e até de países vizinhos – chegam para garantir produtos acessíveis para consumo próprio e também para quem revende. A região engloba Bom Retiro, Liberdade, Santa Ifigênia, Brás/Pari, Sé e entorno da Rua 25 de Março – maior shopping a céu aberto da América Latina.

A prefeitura de São Paulo declarou em nota que “Fazer compras em São Paulo já é um ato consolidado da população, uma vez que a oferta de produtos é imensa. Os seus diversos destinos lançam tendências e são referência em produção de diversas opções de vestuário, calçados, acessórios, artigos de decoração etc. Reúne opções desde o comércio popular, em ruas especializadas que concentram categorias de produtos, shopping centers e atrações turísticas”.

Conforme uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e a São Paulo Turismo (SPTuris), em parceria com o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), mais de 14% dos gastos dos turistas nacionais foram destinados às compras. Os produtos que mais interessam esses visitantes são peças de vestuário (31,7%), brinquedos (10,6%) e perfumaria (9,8%). Os eletrônicos também estão entre os mais procurados.

Trabalho da APECC

Este ano, após o forte impacto causado pela pandemia na economia, o volume de vendas voltou aos patamares anteriores à crise sanitária. Conforme explica Ademir de Moraes, presidente da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras de São Paulo (APECC): “O turismo de compras é muito importante para a economia da capital. As lojas do Circuito das Compras atraem milhões de pessoas todos os anos e suprem com excelência essa demanda”.

Ele garante que “os lojistas do Circuito estão preparados para atender com excelência os turistas brasileiros e de países vizinhos. Temos um mix imbatível de produtos e vantagens desde aqueles que buscam algo para si ou para presentear até os que buscam mercadorias em grande quantidade para revender em sua cidade de origem”.

Ainda conforme Moraes, “o papel da APECC é fundamental para oferecer a melhor experiência de compras, pois trabalhamos junto às autoridades para termos um centro de São Paulo seguro e bem cuidado, o que deve ficar ainda melhor com o projeto de revitalização do Centro”;

A APECC destaca que “as lojas do Circuito das Compras estão sempre buscando renovar os estoques e atender o aumento das demandas que ocorre nas datas comemorativas”.

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