O Dia da Internet Segura surgiu como uma maneira de conscientização sobre questões relacionadas ao uso da comunicação eletrônica. Desde 2005 é comemorado no dia 7 de fevereiro em mais de 180 países.
Um relatório da empresa de segurança digital Symantec indica que mais de 44 milhões de brasileiros já foram vítimas de ataques cibernéticos.
A seguir, oferecemos algumas dicas para ajudá-lo a manter a segurança de dispositivos pessoais e profissionais. São passos mais simples que podem fazer a diferença e evitar ataques cibernéticos, golpes ou invasões de aparelhos.
- JAMAIS forneça seus dados pessoais pela internet para as pessoas. Se for preencher dados em sites, verifique antes como ele os utilizará.
- Use senhas diferentes para acessar sites e aplicativos. O ideal é ter uma senha única para cada conta e mudá-la de tempos em tempos.
- Se for usar cartão de crédito para compras online, não utilize os dados do cartão físico. Pelo aplicativo do banco é possível gerar cartões de uso temporário e de uso exclusivo na internet, que podem ser facilmente apagados posteriormente.
- Evite deixar as senhas e login gravados no computador ou celular. Embora facilite o acesso, deixam você mais exposto.
- Quando receber e-mails de remetentes desconhecidos, não clique em links nem faça download de arquivos.
- O mesmo vale para conversas em redes sociais e SMS. Não clique em links enviados sem tê-los solicitado.
- Quando baixar aplicativos, utilize somente as lojas oficiais, como: Google Play ou App Store.
- Ative as notificações de atividade bancária e comunique a instituição financeira ao menor sinal de que algo está errado.
- Ative os mecanismos de segurança dos aplicativos. Por exemplo, verificação de duas etapas do Whatsapp ou das redes sociais.
- Mantenha o antivírus e o firewall do seu computador ativos e atualizados.