O Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, tem mais de 400 anos, um patrimônio histórico clássico para a cidade e para o país e que se torna um ótimo passeio para quem está no Circuito das Compras. 

O mosteiro continua fazendo história. Em 2007, ele hospedou o papa Bento XVI durante visita ao Brasil. Por muito tempo o Mosteiro integrou o triângulo histórico de São Paulo, junto ao Largo São Francisco e à Igreja do Carmo, o que hoje é a Praça da Sé.

O prédio abriga um monastério onde vivem monges. Ali também tem faculdade, colégio, biblioteca, teatro e a Igreja, a Basílica de Nossa Senhora da Assunção. A arquitetura é rica em detalhes, principalmente no interior, um refúgio de paz para os visitantes. Ela leva a assinatura do monge beneditino holandês D. Adelbert Gresnicht e traz o estilo beuronense, que combina elementos das artes egípcia, bizantina e romântica.

Os visitantes ainda encontram uma deliciosa produção de pães, geléias, doces e licores feitos exclusivamente pelos monges – e que estão à venda! O empreendimento segue os ensinamentos de São Bento, “ora et labora” (oração e trabalho), em que os religiosos devem se ocupar de trabalhos manuais, além de orações e leituras diárias. No último domingo do mês, acontece um brunch oferecido pelos monges e por um chef (é necessário reservar pelo instagram @brunchnomosteiro).

O mosteiro fica no Largo de São Bento S/N, Centro.

 

Compartilhar.

Comentários estão fechados.