Maio é o mês das noivas por toda a feminilidade do mês onde também é celebrado o Dia das Mães. Não há explicações plausíveis sobre porque o quinto mês do ano foi escolhido para casamentos, mas há muitas hipóteses que devem ser consideradas.

Uma delas é que a data coincide com a primavera nos países do hemisfério norte, quando as colheitas começam e as ruas ficam mais floridas e alegres, perfeitas para celebrações de casamento.

Outra hipótese também está ligada à primavera, pois as flores são sinônimos de feminilidade e um dos itens indispensáveis nos casamentos.

Ainda que não seja possível explicar, o que se sabe é que o mês de maio é o terceiro mesmo mais escolhido para casamentos no Brasil, perdendo apenas para dezembro e janeiro, datas ligadas às férias e também a questões financeiras.

Em outros países, os meses com mais cerimônias são outros. Na Inglaterra é junho (Juno é a deusa das mulheres e dos casamentos) e nos Estados Unidos é fevereiro, por conta do Valentine’s Day.

No Brasil o setor de casamentos é muito forte. Em 2021, por exemplo, foram mais de R$ 40 milhões movimentados em torno dos preparativos das cerimônias. Os dados são da  Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Rua das Noivas 

Quem visita do Circuito das Compras em São Paulo pode encontrar um endereço onde há tudo que é necessário para um casamento. Trata-se de uma rua especializada em vestidos de noivas, que não por acaso é conhecida como a “Rua das  Noivas”. 

Com o nome verdadeiro de Rua São Caetano, o endereço localizado no Bairro da Luz tem cerca de 200 lojas especializadas em casamento, a maioria ligadas ao vestiário.

Encontramos também muitos outros artigos para os noivos, como lojas de convites, lembrancinhas e muito mais.

Casais de várias partes da capital e até de outras cidades passam diariamente pela rua das noivas para conferir preços, fazer orçamentos e encomendas com os lojistas que conquistam e fidelizam esta clientela, afinal são mais de 60 anos de tradição no atendimento a noivos.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.