O Diário Oficial do estado de São Paulo desta sexta-feira (25) restabeleceu decretos sobre a obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos a partir de amanhã (26).
A medida foi tomada em consequência do aumento na transmissão do novo coronavírus nas últimas semanas. Isso se reflete principalmente nos indicadores de internações por Covid-19 em leitos de enfermaria e UTI. Nas últimas duas semanas o crescimento foi de 156% e 97,5%, respectivamente, com média diária de mais de 400 novas internações.
O texto publicado hoje revoga o decreto de setembro de 2022, quando a gestão estadual liberou os usuários do transporte da obrigatoriedade.
O Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde emitiu nota sobre medidas de prevenção ao avanço da transmissão de Covid-19.
A recomendação é que a medida seja adotada por todos os municípios do estado de São Paulo. Também pede que grupos com maior vulnerabilidade, como idosos e pessoas com comorbidades, retomem o uso da máscara. Por fim, reitera que é “fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus”.
Em São Paulo, 10 milhões de adultos ainda não tomaram a 1ª dose de reforço e 7 milhões continuam sem a 2ª dose de reforço.