Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do ano para o comércio. Perdendo somente para Natal e Dia das Mães, o dia reservado para as crianças deve representar um aumento entre 15% e 20% das vendas este ano.
Como sempre, bonecas, brinquedos alusivos a personagens e jogos devem ser destaques para a data. A expectativa é de que, com a aproximação do dia 12 de outubro, a demanda por brinquedos e as famosas “lembrancinhas” aumente. Dentro do perfil da nova geração, eletrônicos também devem atrair o interesse dos adultos que desejam presentear as crianças.
O lojista que deseja aumentar o seu faturamento deve começar logo a se planejar para vender mais. A seguir, algumas dicas para preparar a loja para o aumento da procura por esses presentes nas próximas semanas.
1. Vitrine ou mostruário com temática específica
As lojas que possuem vitrines normalmente começam a mudar a decoração bem antes da data. Porém, esse trabalho necessita de um planejamento. Quando mais criativa e inovadora for a vitrine, maior a chance de atrair os potenciais clientes. Vale lembrar que, em muitos casos, a decisão de compra é da própria criança.
Lojas de tamanho menor, que não possuem vitrine podem usar o mostruário para chamar atenção. Luzes piscantes, brinquedos em movimento certamente atrairão as crianças. Exibição de preços promocionais em cartazes é uma boa opção para atrair aquele “segundo olhar” dos país os responsáveis.
2. Atendimento diferenciado
Um bom atendimento sempre é um diferencial. Logo, a equipe de vendas deve lembrar que existem maneiras que reter a atenção do cliente e fechar a venda com sucesso.
Sendo assim, certifique-se que os vendedores conheçam bem os produtos oferecidos e suas funcionalidades. Também é um diferencial saber sondar quem entra na loja, perguntar não só o que a pessoa procura, mas também quais as ‘alternativas’ caso o estoque da loja não contemple aquela necessidade específica.
Outro elemento importante é saber conversar com todo tipo de clientes, principalmente com crianças, que nem sempre compreendem todo o processo e podem ser ‘conquistadas’ oferecendo-lhes um balão, um pirulito ou alguma outra coisa que a faça ficar mais tempo na loja enquanto o adulto toma as decisões.
3. Produtos com preços atrativos
Geralmente o consumidor sai de casa com uma boa noção de quanto pretende gastar.
Mesmo que sua loja não seja especializada em produtos infantis é possível aumentar as vendas com ama campanha promocional que tenha foco. A melhor opção é selecionar aqueles produtos que deseja vender mais, valorizar os lançamentos ou ainda reduzir os preços de produtos com grandes quantidades no estoque.
Outras boas opções são os cupons e cashback (desconto numa compra posterior). Essas práticas se popularizaram no Brasil em compras pela internet. Porém, é possível oferecer a mesma vantagem em lojas físicas.
Por exemplo, ofereça os cupons em uma ação interativa. Encha balões e coloque pedaços de papel dentro deles. A criança pode estourar um balão e o valor no papel dentro do balão é o desconto (pode ser um percentual ou um valor fixo.
O cashback, ou dinheiro de volta, pode ser usado ao oferecer um ‘vale’ no valor de, por exemplo, 10% numa compra futura, dentro de um prazo de 30 dias. Essa ação pode fazer o cliente retornar nas próximas semanas e efetuar novas compras para usar aquele valor que ganhou como ‘crédito’.