O Dia dos Pais será comemorado este ano no domingo de 11 de agosto. A data representa uma grande oportunidade de escalar as vendas no comércio físico e online.

No ano passado, o ticket médio foi de cerca de R$ 425, de acordo com um relatório da All iN.

Uma pesquisa da Wake em parceria com o Opinion Box mostrou que 64% dos brasileiros têm a intenção de comprar pelo menos um presente na data.

Por isso, o lojista que deseja sair na frente da concorrência e conquistar o consumidor precisa começar logo sua campanha de Dia dos Pais.Para alavancar o faturamento da sua loja nesse período, lembra dos produtos que os brasileiros desejam adquirir neste Dia dos Pais:

  • Roupas (35%)
  • Perfumes (24%)
  • Calçados (sapato/tênis) (17%)
  • Almoço/jantar (14%)
  • Produtos de cuidados pessoais (12%)
  • Acessórios (ex.: relógio e bolsa) (12%)
  • Roupas esportivas (11%)
  • Chocolates/doces (8%)
  • Eletrônicos (notebook, TV, caixa de som etc.) (6%)
  • Celular/smartphone (6%)
  • Bebida alcoólica (5%)
  • Livros (5%)
  • Artigos esportivos (bolas, raquete, chuteira etc.) (5%)
  • Óculos de grau/óculos de sol (5%).

Aumentando as vendas no Dia dos Pais

Para se destacar nessa época e impulsionar suas vendas, é essencial planejar uma campanha promocional. Entre as ações com mais chances de sucesso estão:

Antecipe as promoções

A All iN revela que, em 2023, os clientes começaram a procurar por ofertas de Dia dos Pais na última semana de julho. Levando isso em conta, vale antecipar a divulgação das suas promoções.

Personalize sua loja com uma decoração temática de campanha e invista em diferentes estratégias de marketing. Isso o ajudará a alcançar os seus clientes potenciais. Trabalhe nas redes sociais, invista em anúncios de mídia paga e no e-mail marketing.

Entre as opções mais destacadas nessa época estão o cupom de desconto, o frete grátis, os descontos progressivos e os kits promocionais. O vale-presente também é uma boa opção e deve atrair novos compradores, que visitarão sua loja em busca do presente.

Sugestões de presentes

Para conquistar o cliente de uma forma criativa, o lojista pode crie uma seção especial com “os melhores presentes por até R$ 100,00” ou “campões de vendas no Dia dos Pais”.

Esse tipo de reforço afirmativo ajuda os indecisos a optar por uma dessas sugestões. Kits com
produtos personalizados vão servir para diferentes estilos de vida. Por exemplo, que tem pai esportista ou pai intelectual, vai buscar por algo que o agrade.

Amplie seus canais de vendas

Na última edição do Dia dos Pais, 57,7% dos acessos no e-commerce foram realizados por dispositivos móveis, segundo a All iN.

Use a estratégia de investir em conteúdos e anúncios em plataformas como Instagram e Tik Tok. Essas redes auxiliam no oferecimento de produtos, funcionando como uma “vitrine virtual”.

O WhatsApp já se consolidou como um excelente recurso para manter contato com os clientes, servindo como um intermediário que auxilia todas as etapas da compra.

Garanta a variedade de produtos

Conforme o relatório da All iN, uma média de 24% dos produtos estavam indisponíveis para compra online no Dia dos Pais em 2023, apesar dos anúncios.

Isso gerou um problema para clientes que se deslocaram até a loja com uma expectativa. Seja pela falta de estoque ou pela venda acima do esperado, é importante não perder vendas durante esse período de alta por falta de alternativas.

Por isso, é recomendável ter um plano de reposições com antecedência e ter variedade, podendo oferecer alternativas similares na falta de um produto ou mais. Estabeleça uma estratégia que leve em conta os itens mais vendidos nessa época nos anos anteriores, mas valorizando as novidades /lançamentos.

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