• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

    1 jul 2025

    Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

    30 jun 2025

    Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

    25 jun 2025

    Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

    24 jun 2025

    Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

    23 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Lojista, prepare-se para vender mais na Páscoa

Dicas rápidas para alavancar seu negócio e vender mais
Por APECC27 fev 2024
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Páscoa é geralmente associada à venda de chocolates, mas praticamente qualquer lojista pode se beneficiar do aumento da procura por presentes nessa época. Em 2024 a Páscoa cairá em 31 de março e muitos estabelecimentos já começaram a ser decorados para lembrar a data. 

Segundo a APECC, a expectativa é um aumento de 5% nas vendas esse ano. Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o desempenho das vendas na Páscoa de 2023 foi o melhor dos últimos 5 anos. A tendência é continuar em alta, por causa da estabilidade da economia.

Ademir Moraes, presidente da APPEC, destaca que, por ocasião da Páscoa, “além dos tradicionais chocolates, o Circuito das Compras vai ofertar um mix de produtos com preços especiais”. Diz ainda que “a APPEC deseja uma feliz Páscoa a todos os clientes e lojistas”.

Dicas para vender mais

Quem não trabalha com gêneros alimentícios precisa usar a criatividade para ter um diferencial de atuação nessa data.

A seguir, veja algumas dicas rápidas que podem ajudar comerciantes a atrair o público e, consequentemente, fazer mais negócios.

Conheça os hábitos de compra

Estudar os hábitos de compra de sua clientela é algo que deve fazer parte do planejamento para o ano inteiro. Quem conhece bem seu público-alvo sabe como aproveitar ao máximo as datas comemorativas como a Páscoa.

Um dos elementos mais básicos é identificar as faixas etárias, os gêneros e os hábitos de consumo de quem busca sua loja. Verificar o que vendeu bem e o que não vendeu nessa mesma época em anos anteriores também é parte desse estudo.

Levando isso em consideração, aposte em produtos com boa saída ou em novos lançamentos na mesma categoria. Por exemplo, uma loja de bijuterias pode apresentar coleções com peças que estejam relacionados à Páscoa, como anéis, colares ou brincos com figuras de coelhos.

Faça promoções

Embora possa parecer algo “batido”, fazer promoções levando em consideração o que seu público está buscando, é sinônimo de sucesso. Ele pode ser temático, colocando-se algum tipo de chocolate na cesta, mesmo que sua loja não trabalhe com isso. A ideia é criar uma experiência em formato de presente, sem deixar a temática de lado.

As pessoas sempre gostam da ideia de estar obtendo vantagens numa compra. Por exemplo, uma papelaria pode vender ‘kits’ com folhas coloridas, canetas especiais e moldes com figuras para que os funcionários de um escritório façam a decoração do espaço de trabalho.

Outra vantagem para se oferecer aos clientes é o sorteio de cestas, com chocolates e ovos, com um número da sorte emitido a cada X reais. Quanto mais comprar, maiores serão as chances do cliente ganhar.

Decore e divulgue 

Para muitas famílias, a Páscoa é uma data importante, não só pelo aspecto religioso, mas também pelo desejo dos filhos em ganhar chocolates ou brinquedos. 

Por isso, a decoração da loja pode atrair tanto pais quanto filhos para seu estabelecimento. Divulgar seus produtos é essencial e uma decoração bonita ajuda muito. Cores alegres, objetos temáticos e embalagens especiais vão ajudá-lo a otimizar as vendas.

Quem já possui redes sociais pode abordar o tema sazonal com publicações que mostram a decoração e os seus melhores produtos. Outra maneira de chegar ao seu público é usar ferramentas como e-mail marketing ou mesmo cards para serem distribuídos por WhatsApp.

Mesmo que sua especialidade não sejam chocolates, é possível despertar o interesse do público para presentes alternativos. Por exemplo, uma loja de roupas pode mostrar a nova coleção e sugerir que os pais ofereçam “algo mais” para os filhos.

Aposte na experiência de compra

Todo investimento que você fizer para atrair antigos e novos clientes para sua loja será recompensado com as vendas. Porém, não há garantias que todo mundo que entrar no seu estabelecimento levará algo.

Portanto, lembre-se que os clientes procuram mais do que apenas o produto quando entram em uma loja. Em especial numa época em que se pode facilmente comprar online. A experiência de compra precisa ser um diferencial.

Invista no treinamento da equipe, pensando em oferecer a melhor experiência possível ao freguês. Um bom atendimento e conhecimento dos produtos faz toda a diferença. Busque fazer com que o cliente passe mais tempo na loja, conhecendo tudo que é oferecido. Isso pode ser fundamental para que ele volte a comprar. Deixe bem claro as eventuais políticas de troca e, se possível, ofereça algum mimo após a compra, como um chocolate. Afinal é Páscoa!

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

1 jul 2025

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

30 jun 2025

A Importância da APECC no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

27 jun 2025

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

25 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.