O Natal está chegando. Para muitas lojas, esta é a principal data do ano. Como o consumidor geralmente busca presentes para os membros da família, amigos e colegas de trabalho, todos os segmentos têm algo a oferecer.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a projeção de aumento previsto de 5,6% nas vendas, em comparação ao ano passado. Em 2022, o comércio brasileiro movimentou cerca de 40 bilhões de reais na data.
Para alavancar as vendas, os empreendedores devem oferecer diferenciais para atrair clientes. Usualmente o aumento do fluxo de pessoas para o comércio já é notado na última semana de novembro.
É sempre bom o lojista ter uma estratégia e começar a se preparar o quanto antes. Por isso, apresentamos 5 dicas para ajudar quem deseja se preparar para o Natal.
Atendimento personalizado: Em todas as épocas do ano o bom atendimento é um ponto crucial para qualquer negócio. No Natal, o ritmo intenso pode sobrecarregar os vendedores. Por isso, sua equipe precisa estar preparada.
Deixe as ofertas visíveis: Quem passa pela sua vitrine ou mostruário precisa ver algo que chame a atenção. Uma dica é colocar os avisos de preço com números grandes junto à palavra “desconto” ou “oferta”. Se for o caso, destaque as condições de parcelamento facilitado e serviço de entrega.
Capriche na vitrine ou mostruário: Quanto mais itens expostos, maior a atração do interesse dos clientes. Invista na decoração da loja como um todo para apresentar um diferencial que remeta ao Natal.
Invista no virtual: Ofereça seus produtos nas redes sociais e pelo WhatsApp. Apresentar dicas de presente para amigo oculto ou brindes para empresas pode ser uma boa opção para vendas natalinas.
Facilite a entrega: Como é uma época onde as pessoas estão atarefadas acima da média, com preparativos em casa e fechamento de ano nas empresas, ofereça opções de compra pelo celular e retirada na loja ou delivery. A comodidade da compra pode ser um fator decisivo na hora de fechar uma venda.