Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do ano para o comércio. Perdendo somente para Natal e Dia das Mães, o dia reservado para as crianças deve ter um aumento nas vendas este ano. “Acreditamos que será entre 5 e 10% maior que no ano passado. Mas o Circuito das Compras tem presentes para todos os gostos e faixas de preço”, explica Ademir Moraes, presidente da APECC.

Como sempre, bonecas, brinquedos inspirados em personagens de TV e cinema e jogos devem ser destaques para a data. Com a aproximação do dia 12 de outubro, a demanda por brinquedos e as “lembrancinhas” aumente.

Os eletrônicos também devem atrair o interesse das crianças, cada vez mais ligadas em tecnologia.

O lojista que deseja aumentar o seu faturamento deve se planejar para vender mais. A seguir, demoa algumas dicas para preparar a loja para o aumento da procura por esses presentes nas próximas semanas.

1 – Vitrine ou mostruário com temática específica 

As lojas que possuem vitrines normalmente começam a mudar a decoração bem antes da data. Porém, esse trabalho necessita de um planejamento. Quando mais criativa e inovadora for a vitrine, maior a chance de atrair os potenciais clientes. Vale lembrar que, em muitos casos, a decisão de compra é da própria criança.

Lojas de tamanho menor, que não possuem vitrine podem usar o mostruário para chamar atenção. Luzes piscantes, brinquedos em movimento certamente atrairão as crianças. Exibição de preços promocionais em cartazes é uma boa opção para atrair aquele “segundo olhar” dos país os responsáveis.

2- Atendimento diferenciado 

Um bom atendimento sempre é um diferencial. Logo, a equipe de vendas deve lembrar que existem maneiras que reter a atenção do cliente e fechar a venda com sucesso.

Sendo assim, certifique-se que os vendedores conheçam bem os produtos oferecidos e suas funcionalidades. Também é um diferencial saber sondar quem entra na loja, perguntar não só o que a pessoa procura, mas também quais as ‘alternativas’ caso o estoque da loja não contemple aquela necessidade específica.

Outro elemento importante é saber conversar com todo tipo de clientes, principalmente com crianças, que nem sempre compreendem todo o processo e podem ser ‘conquistadas’ oferecendo-lhes um balão, um pirulito ou alguma outra coisa que a faça ficar mais tempo na loja enquanto o adulto toma as decisões.

3- Produtos com preços atrativos

Geralmente o consumidor sai de casa com uma boa noção de quanto pretende gastar.

Mesmo que sua loja não seja especializada em produtos infantis é possível aumentar as vendas com ama campanha promocional que tenha foco. A melhor opção é selecionar aqueles produtos que deseja vender mais, valorizar os lançamentos ou ainda reduzir os preços de produtos com grandes quantidades no estoque.  

Outras boas opções são os cupons e cashback (desconto numa compra posterior). Essas práticas se popularizaram no Brasil em compras pela internet. Porém, é possível oferecer a mesma vantagem em lojas físicas.

Por exemplo, ofereça os cupons em uma ação interativa. Encha balões e coloque pedaços de papel dentro deles. A criança pode estourar um balão e o valor no papel dentro do balão é o desconto (pode ser um percentual ou um valor fixo.

O cashback, ou dinheiro de volta, pode ser usado ao oferecer um ‘vale’ no valor de, por exemplo, 10% numa compra futura, dentro de um prazo de 30 dias. Essa ação pode fazer o  cliente retornar nas próximas semanas e efetuar novas compras para usar aquele valor que ganhou como ‘crédito’.

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