A Copa do Mundo de 2022 vem gerando um clima de otimismo do torcedor, contando que o hexacampeonato virá este ano. O bom desempenho do time nos últimos tempos animou a população, que deve fazer investimentos para acompanhar mais de perto os jogos.
A competição acontece no Catar, no Oriente Médio, com início em 20 de novembro e final marcado para 18 de dezembro. A primeira partida do Brasil é dia 24 de novembro.
Segundo o Google, no Brasil a busca pelo termo “Copa do Mundo” teve um aumento de 34% se comparado a 2018, ano da edição anterior da competição. Também indica que 66% das pessoas pretendem realizar a compra de algum item ou serviço relacionado ao maior evento do mundo.
Um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que em 2018, 60 milhões de pessoas fizeram algum tipo de compra para a festa do futebol. Com isso, houve uma injeção de cerca de R$ 20 bilhões no comércio e no setor de serviços.
Os lojistas podem aproveitar a ocasião para atrair mais clientes e vender mais nesse período. Aqui estão algumas dicas para isso:
1. Estude o mercado
É importante fazer um estudo do estoque para entender quais produtos podem ser melhor trabalhados neste momento. Usando a criatividade, pode-se oferecer muitas alternativas relacionadas com a Copa do Mundo.
2. Invista em decoração
O principal elemento da Copa do Mundo é a própria seleção. Por isso, neste mês de Copa, a loja deve investir em objetos de decoração da festa com as cores da bandeira brasileira: verde, amarelo, azul e branco.
Além disso, deve-se usar elementos que remetam ao jogo, como bolas, bandeirinhas, chuteiras, camisas, etc. Outra boa opção são os itens interativos, como apitos e vuvuzelas.
3. Experiência do consumidor
Bares e restaurantes podem promover encontros para que as pessoas estejam engajadas e procurando lugares para comemorar juntas.
Existe uma tradição de amigos assistirem jogos em bares e restaurantes. Em 2018, foram movimentados cerca de R$ 252 milhões no setor, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC).
4. Faça promoções
O brasileiro médio gosta de uma promoção. Este ano a Copa é realizada próxima da Black Friday, o que deve unir o clima de festa com a busca de boas ofertas.
A Black Friday acontecerá em 25 de novembro, um dia depois do primeiro jogo do Brasil. Porém, o mês inteiro é conhecido pelas ações promocionais, como Black November, então juntas as duas coisas irão ajudar os lojistas a aumentarem suas vendas.