Tradicionalmente, a Black Friday é sempre a última sexta-feira do mês de novembro. Em 2023, está marcada para dia 24 de novembro, mas os lojistas devem oferecer descontos ao longo de toda a semana.

Desde que chegou ao Brasil, em 2012, a data acumula recordes de vendas todos os anos. Na Black Friday de 2022, os cinco segmentos que mais se destacaram em vendas foram: eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios, e informática. O mesmo deve acontecer este ano.

Um levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas) indica que o índice de confiança dos consumidores brasileiros atingiu o maior nível desde 2019. Ao mesmo tempo, o marketplace Olist aponta que há um otimismo para as vendas na Black Friday deste ano, pois quase 70% das lojas que pretendem vender na data projetam faturamento maior neste ano que em 2022.

Expectativa do comércio para a Black Friday deste ano é alta

O presidente da APECC, Ademir Moraes, faz coro ao otimismo. “Notamos um movimento crescente no Circuito das Compras, com aquecimento nas vendas nas últimas datas comemorativas, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Acreditamos que a Black Friday também será um sucesso para o comércio, pois nossas lojas estão preparadas, com estoques renovados e preços sempre convidativos. Com certeza o cliente achará aqui tudo que precisa”, explica.

Preparando a loja 

O lojista que deseja aumentar as vendas nessa data, que tem se consolidado como uma das mais rentáveis do ano, precisa levar em conta que o diferencial da Black Friday sempre é o preço baixo. 

Reproduzimos abaixo um checklist que pode lhe ajudar nos preparativos

Planejamento Pré-Black Friday

  • Defina seus objetivos de vendas e metas de receita.
  • Analise o desempenho de vendas do ano anterior para identificar tendências.
  • Estabeleça um orçamento de marketing específico para a Black Friday.
  • Crie uma equipe dedicada para gerenciar a Black Friday.
  • Pesquise a concorrência e identifique oportunidades.

Estoque e Logística

  • Avalie seu estoque atual e faça pedidos extras, se necessário.
  • Verifique a capacidade de processamento de pedidos e envio.
  • Garanta que sua equipe de atendimento ao cliente esteja preparada para um aumento no volume de perguntas e reclamações.

Marketing e Publicidade

  • Desenvolva uma estratégia de marketing.
  • Crie campanhas de marketing específicas para a Black Friday.
  • Prepare banners e anúncios promocionais atraentes.
  • Planeje e agende postagens em mídias sociais.
  • Considere o uso de e-mail marketing para alcançar seus clientes.
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