As datas comemorativas sempre são uma oportunidade para quem quer aumentar as vendas. A maioria das pessoas procura presentes especiais nesse período e os lojistas devem aproveitar o momento.

A expectativa para o varejo nacional está alta para o Dia das Mães, data que é historicamente é a melhor para vendas no primeiro semestre. Conforme o Indicador Serasa Experian, a semana que antecede o Dia das Mães sempre mostra um aumento considerável no fluxo de negócios.

Fazer o planejamento antecipado certamente alavancará as vendas. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Lojista (CDL) realizada ano passado trouxe informações valiosas.

O levantamento indica que 80% dos brasileiros pretendem comprar presentes para mães, esposas, companheiras ou sogras. O estudo também mostrou que as compras se concentram nos 30 dias anteriores à data.

A seguir, listamos algumas dicas para os empreendedores do Circuito das Compras:

1. Elabore uma campanha de vendas que sensibilize

Para vencer a concorrência no Dia das Mães uma das melhores opções é ter uma campanha de vendas que trabalhe as emoções dos consumidores.

Isso significa que é preciso conhecer bem as preferências e necessidades dos seus clientes. Rever o que vendeu mais no mesmo período em anos anteriores é um dos primeiro passos.

É importante apelar não para as mães, tendo em vista que não são elas que fazem as compras. Outro aspecto a ser observado é que existem diferentes tipos de mães, com idades, ocupações, hábitos e interesses variados.

Por isso, procure colocar em evidência seus “campeões de vendas” e as novidades, relacionando esses produtos com sentimentos de amor e gratidão pelas mães. Por exemplo, se você trabalha com eletrônicos, mostre como eles podem tornar a vida cotidiana das mães mais prática e agradável. Faça uma seleção de músicas (playlist) falando de mães, que podem ser tocadas numa caixinha de som ou escutadas pelo headphone.

2. Prepare sua loja para o aumento na demanda

Espera-se que no período que antecede o Dia das Mães haja um aumento no número de clientes e, consequentemente, de pedidos nas lojas. Por isso, é necessário preparar-se, aumentando o estoque.

O lojista deve avaliar o histórico do seu negócio, identificando os produtos que geralmente têm mais saídas e valorizando os lançamentos sazonais, quando for o caso.

Por isso, negocie com os fornecedores os melhores valores e prazos de entrega para garantir uma quantidade suficiente de mercadorias na loja.

3. Ofereça preços e promoções atrativas

Os brasileiros amam uma promoção. Ter preços diferenciados em datas sazonais é um fator essencial para a decisão de compra dos consumidores.

Entre as opções mais comuns estão desconto para determinados produtos da loja, preço diferenciado para mais de uma peça, ‘kits’ que saem mais em conta que a soma de todas as partes que o compões, além de condições especiais de parcelamento.

Caso tenha produtos com baixa saída no estoque, tente colocá-los nos kits ou fazer uma “queima” com anúncios que atraiam clientes para a loja.

Embora simples, essa estratégia sempre incentiva o consumidor a comprar mais itens para ‘incrementar’ seu presente.

4. Agrade seus consumidores

Com o aumento constante das opções online, uma experiência de compra diferenciada são a chave para as lojas físicas atraírem e manterem os clientes.

Além do bom atendimento, pequenos detalhes fazem a diferença, como um cartão personalizado, uma embalagem especial ou um brinde junto da compra. É esse tipo de ação que mostram seu diferencial.

Quando os consumidores têm uma boa experiência de compra, tendem a voltar e recomendarem o seu negócio para outros clientes. A longo prazo isso pode aumentar seu faturamento.

Hoje em dia é indispensável oferecer um atendimento de excelência, que resolva qualquer dúvida ou problema com agilidade e eficiência. Uma opção fácil e disponibilizar um número de Whatsapp ou outro mensageiro, que permita as pessoas receberem atenção antes e depois da compra.

5. Aposte nas tendências no Dia das Mães

Dependendo do seu ramo, alguns produtos terão mais procura para presentear as mães. As categorias de melhor performance nessa data são: Moda e Acessórios; Perfumaria e Cosméticos; Casa e Decoração; e Eletrodomésticos.
Os celulares e produtos eletrônicos também são bastante procurados nessa época.

Sendo assim, se você trabalha com esses artigos, use as dicas acima para atrair compradores. Uma boa campanha nas redes sociais ou promoções desses produtos certamente trará resultados.

Caso sua loja ofereça outro tipo de produtos e serviços, busque associá-los aos mais procurados. Por exemplo, capinhas para celulares podem ser anunciados como uma opção de presente juntamente com um celular novo.

Outra possibilidade é oferecer alguns de seus melhores produtos como “alternativa”, fazendo uma campanha para que os consumidores inovem nos presentes em 2023.

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